Da Redação
Com Lusa
A seleção portuguesa de futebol venceu neste dia 09 a sua congênere da Letônia por 3-0, em encontro do Grupo B europeu de qualificação para o Mundial de 2018, disputado no Estádio Skonto, em Riga.
Cristiano Ronaldo ‘bisou’, aos 41 e 63 minutos, passando a contar 11 tentos no apuramento e 73 em 139 jogos pela seleção, e fez a assistência para André Silva apontar o terceiro, aos 67, o seu sétimo em oito internacionalizações ‘AA’.
Após seis jornadas, a formação das ‘quinas’, que somou o quinto triunfo consecutivo, manteve-se no segundo posto do Grupo B, com 15 pontos, a três da líder 100 por cento vitoriosa Suíça, que ganhou nas Ilhas Faroé por 2-0.
Concluída esta jornada do grupo B, a Suíça comanda o grupo com 18 pontos, resultantes de seis vitórias em outros tantos encontros, sendo seguida de Portugal com 15, tendo a seleção lusa perdido apenas a partida inaugural, precisamente na Suíça.
Em Riga, a seleção lusa ainda sentiu algumas dificuldades na fase inicial do encontro, mas o primeiro gol de Ronaldo, aos 41 minutos, desbloqueou o encontro e abriu caminho a uma vitória tranquila dos orientados de Fernando Santos.
O avançado do Real Madrid, que com os dois tentos se tornou no terceiro melhor marcador de sempre de seleções europeias de futebol, agora com 73, ampliou a contagem aos 63, tendo o avançado André Silva, do FC Porto, fechado a contagem, aos 67.
Sem dar sinais de quebra continua a Suíça, que, a se manterem este estado de coisas, virá a Portugal na última jornada defender a vantagem de três pontos, conquistada na jornada inaugural, quando bateu Portugal por 2-0, numa fase de qualificação em que apenas o primeiro classificado tem o apuramento direto assegurado, apurando-se os segundos para um ‘play-off’.
Nas Ilhas Faroé, o conjunto helvético fez valer a sua superioridade e, aos 36 minutos, adiantou-se no marcador pelo arsenalista Granit Xhaka, tendo o jogador do Stoke City Xherdan Shaqiri ampliado, aos 59.
No outro jogo do grupo, entre duas equipes já fora da corrida ao mundial, a surpresa fez-se sentir, com Andorra a conquistar a sua primeira vitória nesta fase, ao receber e vencer a Hungria por 1-0, gol de Marc Rebes, aos 26 minutos.