Trasmontano 85 Anos: Dante Senra fala da importância do “atendimento humanizado”

Mundo Lusíada

Durante a solenidade de aniversário do Grupo Trasmontano, uma das maiores instituições médicas do Brasil, foi feito o anúncio do lançamento da FASIG – Faculdade de Ciências da Saúde IGESP (na Rua da Consolação n. 1025), previsto para o segundo semestre deste ano e o projeto de construção de um hospital na cidade da Praia Grande, disponibilizando 200 leitos no Litoral Paulista.

Ao Mundo Lusíada, o orador da noite Dante Fanganiello Senra, médico cardiologista, declarou que o Hospital Igesp, em meio a atual crise econômica no país conseguiu “fazer bem feito” e crescer. “O hospital progredindo e agora investindo, mesmo em épocas difíceis, na Faculdade de enfermagem, e se Deus quiser bem próximo na faculdade de medicina”.

Segundo o médico coordenador das UTIs do Hospital Igesp e Coordenador da Clínica Médica, a maneira como o hospital é administrado coloca o paciente sempre em primeiro lugar, não poupando recursos mesmo com a medicina contemporânea. “Nunca a mim foi negado recursos para cuidar dos pacientes, isso temos que louvar o hospital”.

Segundo ele, a crise na saúde não é só brasileira, é mundial. “Houve uma enorme injeção de tecnologia na medicina e isso ficou muito caro, não é acessível a grande maioria da população brasileira nem americana”, disse citando que nos EUA por exemplo, metade da população não tem plano de saúde.

“Vivemos um momento na medicina muito difícil, porque conhecemos as pessoas rapidamente por dentro e não por fora, precisamos de anos para conhecer as pessoas e ainda dizem que não conhecemos”.

Para o orador, a saída para a atual situação é a população contar com planos de saúde mais acessíveis, já que o governo não consegue atender a toda população.

Conhecido como médicos de muitos artistas e políticos, Dante Senra “tirou o chapéu” para o Dr. Julio Lobato, CEO do Hospital. “Ele conseguiu dar a volta por cima em momento de crise, e oferecer para todos os associados: qualidade. O hospital está sempre lotado, e em tempos de crise, o Hospital Igesp mostra que é possível fazer bem feito”.

Durante o seu pronunciamento, o médico orador da solenidade de aniversário de 85 anos, citou a importância do “atendimento humanizado” e da presença da família no tratamento dentro da UTI.

“A família adoece junto com o paciente, e temos que desenvolver isso nas pessoas. Por incrível que parece, humanizar é uma habilidade adquirida e precisa de treinamento constante. As ações na UTI são sempre centradas na realização de tarefas, as pessoas tem que lembrar que ali tem um ser humano, que tem sentimentos e precisa de atenção. Muitas vezes temos que treinar as pessoas para quebrar o automatismo, e conversar com o paciente”.

Além disso, o médico muitas vezes não conversa com paciente, apenas avalia exames, declarou. “Quando o paciente ousa perguntar como está, a resposta é sempre a mesma: fique tranquilo, está tudo bem. Vamos lá conversar com ele. A UTI precisou ser retomada para uma avaliação, a UTI era considerada lugar de morte, mas é lugar de vida. A UTI é para pacientes recuperáveis”, defendeu ele que foi muito aplaudido pelo seleto público convidado na Sessão Solene de aniversário do Centro Trasmontano de São Paulo.

1 comentário em “Trasmontano 85 Anos: Dante Senra fala da importância do “atendimento humanizado””

  1. Giulia Aguiar Chun

    Gostaria que eles tivessem tido esse atendimento mais humanizado que eles tanto pregam com o meu avô. Tirando o dr Dante Senra, a quem não temos o que reclamar, os outros médicos PRINCIPALMENTE da UTI cardiológica são de um despreparo tanto no tato com a familia, quanto no tato com paciente. Péssimo do começo ao fim, espero que o Dr Dante permaneça muitos anos neste hospital pra ensinar a diversos médicos sobre essa medicina humanizada que SÓ ELE, e APENAS ELE prega.
    Queria ainda reforçar sobre o tratamento péssimo de uma das enfermeiras chefes do pronto socorro que alem de destratar o paciente, ainda xingou a minha mãe, acompanhante dele.
    Atenciosamente, Giulia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *