Da Redação
O Ministro português da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, anunciou que a Fortaleza de Peniche vai ser transformada num museu nacional da resistência contra a ditadura, na conferência de imprensa do Conselho de Ministros, que se realizou em Peniche.
O projeto “insere-se na recuperação do patrimônio e na vontade política de fazer aqui um museu nacional da resistência contra a ditadura”, referiu o Ministro, acrescentando que o projeto museológico “terá a história da fortaleza, a prisão política, a arte da resistência e outras valências culturais, educativas e científicas que poderão vir a ser desenvolvidas”.
Luís Filipe Castro Mendes disse que o projeto enquadra-se no âmbito do Programa Revive, que pretende a reabilitação de edifícios abandonados sem ignorar o valor histórico, estético e arquitetônico, e que neste o caso o valor não é só o edifício, é também a memória da repressão, da luta pela democracia, da luta pela liberdade.
“O mais importante é este atributo, defender este legado”, acrescentou o Ministro, afirmando que o objetivo é inaugurar o museu antes do final da legislatura, em 2019.
A área da governação da Cultura comprometeu-se a fazer o museu e a recuperação patrimonial da fortaleza, mas Castro Mendes não exclui o contributo da iniciativa local, determinada pela Câmara Municipal, para encontrar formas de rentabilização, seja através de lojas de artesanato ou restauração.
3,5 milhões de euros em fundos comunitários
O Ministro do Planejamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que o projeto terá um investimento de 3,5 milhões de euros, referindo que os fundos do Programa Centro 2020, do Portugal 2020, foram mobilizados.
Foram ainda abertos os avisos de candidatura para 3 milhões de euros de fundos comunitários, sendo o restante a comparticipação nacional do Estado português.
Pedro Marques referiu que a reabilitação enquadra-se num programa mais global de valorização do território, numa fase em que já foram aprovados mais de 120 projetos com um valor de investimento superior a 100 milhões de euros.
O Ministro destacou que esta reabilitação insere-se na própria estratégia para a região e realçou a importância da articulação da área da Cultura com as entidades intermunicipais para o sucesso do projeto.
O Conselho de Ministros realizou-se na fortaleza de Peniche para assinalar os 43 anos da libertação dos presos políticos ali detidos, na sequência do 25 de Abril, e teve a presença do Presidente da Câmara de Peniche, António José Correia.