Por Odair Sene
A Adega da Lusa realizada em 5 de dezembro marcou a comemoração do aniversário de 28 anos de fundação do seu grupo folclórico. O evento, realizado no Salão Nobre do clube teve como convidado o Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello, que antecedeu a apresentação do anfitrião. O evento foi a última Adega de 2015.
Ao Mundo Lusíada o vice-presidente responsável pelo Departamento Social e Cultura da Portuguesa, Marcos Luis Pereira, disse que apesar da situação econômica do clube não ser das melhores, este segmento cultural, associativo do clube é mantido e mais do que isso, apoiado pela atual direção.
“O grupo folclórico representa justamente este elo que o clube tem com Portugal. No nosso estatuto está claro, a Portuguesa foi feita para manter no Brasil suas tradições lusas. Tivemos aqui gestões anteriores que os vices não tinham muito contato com o folclore do clube, mas como eu sou do folclore há 20 anos e fui convidado em março deste ano, então (claro) nosso folclore tem mais atenção, porque o vice-presidente dança e ensaia o grupo. Quanto a situação econômica da Portuguesa todo mundo sabe, estamos lutando muito para melhorar e já melhorou a partir de março deste ano quando assumimos. Nosso departamento social está fazendo muitos eventos e nosso grupo folclórico não dá muito gasto, só temos três músicos que recebem, porém as apresentações que fazemos e a própria receita da Adega, que são receitas não do grupo, mas da Portuguesa, é uma receita administrada pelo Social e daí vem nossa manutenção, e como não temos custos com aluguel, água, luz, telefone, enfim, despesas que acabam impactando, dá bem para nos manter mesmo na fase em que o clube se encontra”, disse Marcos que é também o ensaiador do grupo.
O Departamento Social da Portuguesa tem promovido diversos eventos e todos muito concorridos: Adega da Lusa, Festa Junina, Boteco da Lusa (feijoada com pagode), o Festival de Rock.
Atualmente o Grupo Folclórico tem dez pares dançando, a tocata com cerca de 15 componentes, mas os novatos que estão aprendendo, somando ao todo 48 pessoas mantendo assim a tradição folclórica da Lusa. “Tenho várias outras atividades e atribuições, mas amo esse nosso folclore, isso aqui é minha vida já de 20 anos e gosto muito do que eu faço”, referiu Marcos.
A apresentadora do folclore da Portuguesa é atribuição da Rosângela de Oliveira, já do rancho convidado, o Pedro Homem de Mello, a apresentação é da Maria Isabel Botelho. A Adega da Lusa é uma das festas portuguesas mais concorridas de São Paulo, com média de público de 600 pessoas, é realizada mensalmente e este último evento do ano teve cerca de 640 pessoas.
A festa marcou ainda a comemoração de 28 anos de fundação (oficialmente a data é 23 de dezembro, mas nesta altura do ano não há como promover o evento). Por conta disso, dançou primeiro o convidado, depois o grupo aniversariante e ao final teve bolo comemorativo, parabéns e muita animação por parte dos componentes.