Por Ronaldo Andrade
O Centro Cultural Português realizou no dia 27 de junho a 20ª edição da Festa de Santoinho, realizada na sede social da entidade, no bairro do Campo Grande, em Santos, reunindo cerca de 350 convidados, que desfrutaram de variado cardápio, composto por sardinha com batatas cozidas, caldo verde, febras e carne assada, e da apresentação do Rancho Folclórico Verde Gaio, sempre abrilhantando os eventos da casa.
O presidente em exercício do Centro Cultural Português, Alberto de Pinho, considerou a festa impecável: “O salão estava cheio, com serviço bem realizado, o evento foi maravilhoso, só tenho a agradecer todos os envolvidos na organização”, afirmou o dirigente, que já convida os associados e o público em geral para a Festa da Cereja, que será realizada em data ainda a definir, mas que já atrai o interesse da comunidade luso-brasileira da Baixada Santista.
Em seu discurso, o cônsul-honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes, parabenizou a diretoria do Centro Cultural Português e destacou a importância da realização de eventos para a divulgação e preservação da cultura lusitana, conclamando a participação de filhos e netos dos emigrantes portugueses nos eventos promovidos pela casa.
Presente ao evento, o casal Noêmia Serra Augusto e Antônio Ramos Augusto, integrantes do Rancho Veteranos Apaixonados pelo Folclore e também do Orfeão do Centro Cultural Português, que há anos frequentam os eventos promovidos pela entidade, aprovaram o evento: “A festa estava maravilhosa, muito bem organizada, o Rancho está espetacular”, declarou Noemia.
A diretora do Rancho Folclórico Verde Gaio, Ana Maria Gonzalez, tinha a mesma opinião: “Festa divina, nota mil, que agradou e encantou os convidados, assim como a apresentação do rancho” afirmou. Os componentes apresentaram ao público, entre outras, ‘Fandango’, Fado Rusga’ e ‘Vira do Vale de Praia de Âncora’.
A seguinte apresentação do rancho aconteceu no dia 5 de julho, no 7º Festival de Folclore Português de Curitiba (PR), organizado pela Sociedade Portuguesa 1º de Dezembro, ao lado do anfitrião, o Grupo Folclórico Português Alma Lusa, e do Grupo Folclórico Mixtura de Bombinhas (SC).