Da Redação
Com Lusa
Após ficar desempregado, no verão passado, José Manuel Sebastião decidiu apostar no ‘mercado da saudade’ e criou a Lojamadeirense.com, que ‘abriu portas’ na internet a 16 de junho e conta já com 600 produtos regionais.
O ex-diretor comercial de uma empresa de tecnologias de informação e gestor de projetos, na mesma área, ficou sem trabalho em agosto de 2014 e considerou que o mercado das comunidades emigrantes representava um nicho a explorar. Agora, espera uma faturação de 250 mil euros no primeiro ano.
“Este projeto nasceu a partir do momento em que fiquei desempregado e, após enviar vários currículos, as pessoas diziam-me que estava velho ou tinha demasiadas habilitações”, contou José Sebastião, de 54 anos.
O chamado ‘mercado da saudade’ – diretamente virado aos madeirenses emigrados por todo o mundo – foi o alvo preferencial devido aos constantes pedidos que tinha para enviar alguns produtos típicos da região.
A loja representou um investimento de 15 mil euros, mas espera “receber seis mil euros provenientes do programa de apoio do Instituto de Emprego”, referiu. Já tem 50 fornecedores e os produtos vão desde bordados madeirenses, vinhos, roupa, livros e quadros a produtos do Clube Sport Marítimo.
José Sebastião sublinhou que a plataforma é grátis para os produtores que queiram ver os seus artigos disponíveis. O responsável define depois uma margem sobre os preços dos produtores.
Do pouco tempo de vida do projeto, recorda o pedido recente de um cidadão americano que contatou a loja para saber qual o vinho Madeira que o primeiro Presidente dos Estados Unidos da América, George Washington, bebeu quando brindou à celebração da Declaração de Independência, a 04 de julho de 1776.
“Enviámos-lhe a resposta, o que nos permite dizer que somos um pouco embaixadores da região”, argumentou. A página da Lojamadeirense.com registou já 65 mil visualizações.