Por Vanessa Sene
Mundo Lusíada
Com apoio Casa de Portugal do Grande ABC, o vereador Hiroyuki Minami comandou a sessão solene em homenagem ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas no Palácio João Ramalho, em São Bernardo do Campo na noite de 09 de junho.
A mesa solene foi composta pelo presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de SP, Antonio de Almeida e Silva, o presidente da Casa de Portugal do ABC, Carlos Rodrigues, o vice-presidente da casa e representante do Consulado de Portugal para a região ao ABC, Paulo Freitas, representando o prefeito esteve o vereador Miranda da Fé, Luís Ricardo Davanzo, presidente da subsecção OAB São Bernardo, Geraldo Faria Rodrigues Jr., Ricardo Magalhães, e Manuel Rodrigues de Almeida, da Comunidade São Martinho.
O vereador Minami abriu o evento citando que um dos trabalhos da Câmara Municipal é prestar homenagens em reconhecimento ao trabalho desenvolvido. E destacou que a cidade pujante de hoje só se desenvolveu graças às comunidades imigrantes, como dos portugueses. “A comunidade portuguesa da região é merecedora dessa homenagem porque temos muitos empreendedores portugueses ajudando a construir a nossa cidade, e do ponto de vista social, são de coração enorme nos ajudando em diversos eventos, é justo prestar essa homenagem mais uma vez para essa gente maravilhosa” disse Minami ao Mundo Lusíada que já comanda a solenidade há cerca de oito anos.
O orador da noite Ricardo Magalhães fez um discurso emocionado fazendo diversas referências ao poeta máximo português Camões. “Que todos os poetas do mundo sejam irmãos, que todos os poetas do mundo se deem as mãos”. Citando ainda a história da data nacional 10 de junho, Magalhães declarou que o melhor produto de exportação de Portugal é a sua gente.
Em nome do Conselho da Comunidade, Almeida e Silva agradeceu a homenagem realizada todos os anos na data nacional que representa a diáspora, já são hoje mais de 5 milhões que saíram de Portugal e são “embaixadores” lusos em seus países de acolhimento, disse. Segundo ele, a comunidade de São Paulo “nos dá orgulho”, como também o Brasil que tão bem acolheu todos os portugueses.
Também o presidente da OAB na cidade, Luis Davanzo, elogiou a “pátria mãe”, os “heróis do mar” e a grandiosidade do povo português. Citou ainda o trabalho realizado pelo vereador Minami que todos os anos recebe as comunidades italiana, japonesa e portuguesa na casa.
A Comissão Organizadora, o Elos Clube do ABC e a Casa de Portugal indicaram dois homenageados cada para a solenidade deste ano. Joaquina Maria Bidarra e Felizmina D’Oliveira Rito foram as homenageadas pelo Elos ABC; Nilton Spindola, David Augusto Glória foram escolhidos pela Casa de Portugal; e Francisco Gonçalves Cascais e Ademar Antonio Fevereiro os homenageados pela Comissão do evento.
“Eu fiquei muito feliz afinal eu faço parte dessa comunidade aqui no ABC. E aqui do Brasil fazemos uma parte importante nessas comemorações do Dia de Portugal” disse ao Mundo Lusíada Joaquina Bidarra, nascida na Guarda, e aos 12 anos viajou para o Brasil para encontrar seus irmãos. Hoje, casada, com dois filhos e três netos, esteve presente na solenidade com toda família Bidarra, uma família de empresários que comanda a Padaria Tranza em São Bernardo,
Durante o evento, o Coral da OAB (Ordem dos Advogados) de São Bernardo esteve presente com 14 componentes para apresentação. Ao final, a Padaria Tranza ofereceu um coquetel aos presentes para cerca de 100 pessoas, regado a vinho português doado pelo Manuel Rodrigues de Almeida.