Bonecos da encenação de São Vicente seguem para exposição em Portugal

EncenacaoSaoVicente

Da Redação

Os bonecos criados e utilizados na cena de antropofagia da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente 2015 – O Musical estarão em exposição em dois dos principais museus de marionetes na Europa. Eles seguiram para compor o acervo permanente do Topic – Centro Internacional de Títeres em Tolosa (Espanha) e do Museu da Marioneta de Lisboa (Portugal).
Este é um dos primeiros resultados da parceria entre a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com as respectivas diretoras dos espaços internacionais, Idoya Otegui Martínez e Maria José Machado Santos. A ação se firmou durante a Encenação e o 2º FITI – Festival Internacional de Teatro Infantil, realizado na cidade do litoral paulista.
Os bonecos foram confeccionados em estrutura metálica com cobertura de tecido e fibra de bananeira, braços de bambu, além de uma grande máscara inspirada nas que foram produzidas pelos índios brasileiros. Com movimentação de braços e giro de 360º da cabeça, foram criados pelo secretário da Cultura, Amauri Alves, com desenho de produção de André Reis e execução de Wagner Galdino, Fabiano di Melo, Beto Vieira, Fernando Rino, Sergio Lima, Henrique Dias Alves, Leonardo Dias Alves, Carolina Dias Alves, Beatriz Dias Alves e Marcelo Lafontana.
“É um grande orgulho para São Vicente contar com peças utilizadas na Encenação 2015 expostas em dois museus europeus que são referências mundiais na preservação e pesquisa da arte da marionete”, afirma Amauri Alves. Ele complementa: “Teremos uma divulgação permanente do maior espetáculo teatral realizado em areia de praia do mundo para turistas de todos os países que frequentam estes museus”.
O sucesso e a importância da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente 2015 – O Musical e o 2º FITI – Festival Internacional de Teatral Infantil fez surgir várias possibilidades de iniciativas de intercâmbio cultural entre São Vicente e México, Suíça, Espanha e Portugal.
“Essas possibilidades permitem criar conexões entre produtores e artistas locais e de vários países, proporciona a circulação de obras, e enriquece a formação de quem vem e de quem está em São Vicente”, argumenta o secretário municipal da Cultura.
O secretário da Cultura embarcou dia 19 de março para a Europa. Ele levou à Espanha um boneco gigante utilizado na cena da antropofagia da 33ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente que ficará exposto no Museu de Topic na cidade de Tolosa. Ao lado do boneco, haverá um monitor apresentando cenas da Encenação e de São Vicente, possibilitando a divulgação do maior espetáculo teatral realizado em areia de praia do mundo para espanhóis e turistas europeus que visitam o espaço.
Em Portugal, Amauri também participa de ações comemorativas ao Dia Mundial do Teatro na cidade de Vila do Conde, em Portugal. Ele foi convidado pela presidente da Câmara, Maria Elisa Carvalho Ferraz, e pelo ator e produtor cultural Marcelo Lafontana (Lafontana Produções Artísticas) para apresentar o seminário Teatro e Desenvolvimento Social, trazendo o resultado dos trabalhos realizados durante a produção e apresentação da Encenação de São Vicente.
Na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo da cidade do Porto, também em Portugal, vai repetir o seminário a convite do diretor do departamento de teatro, Helder Maia. Visita ainda o Museu da Marioneta de Lisboa, a convite de Maria José Machado Santos, responsável pela instituição que também solicitou um boneco do musical para o seu acervo permanente.
Por aqui, o Sesc Brasil também iniciou o diálogo com a Secult para uma possível parceria durante a próxima edição do FITI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *