Destaques da Semana: Figo apresenta sua plataforma para gerir a Fifa

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Figo apresenta sua plataforma para gerir a Fifa

Foto arquivo: Maio de 2011. LUIS FORRA/LUSA
Foto arquivo: Maio de 2011. LUIS FORRA/LUSA

Essa semana em Wembley o ex-craque Figo apresentou sua plataforma de governo para gerir a FIFA caso seja eleito no final de maio. Dentre os inúmeros pontos o ex-craque luso pretende dar maior credibilidade e transparência a entidade, que foi abalada e arranhada com os escândalos que definiram as sedes dos dois próximos mundiais (Rússia e Qatar). Figo quer também aumentar o número de gramados e técnicos de futebol nos países filiados a entidade, alem de outros projetos mais minuciosos, como por exemplo, a volta da regra antiga do impedimento onde o jogador fora de jogo, mesmo não participando da jogada (impedimento passivo), determinava a paralisação do lance.

Taça de Portugal

A Federação Portuguesa já definiu as datas e horários dos jogos de ida das semifinais da Taça de Portugal:

Nacional x Sporting as 20:15h do dia 5 de março e Braga x Rio Ave as 20:15h do dia 7 de abril

Taças Europeias

Porto joga por um empaté sem gols no jogo de volta

A primeira mão das oitavas-de-final da Liga dos Campeões aconteceu essa semana, com o Porto jogando fora contra o Basiléia na Suíça as 19:45h de Portugal desta quarta, dia 18 de fevereiro, onde embora dominando territorialmente a partida, o time luso sofreu forte e constante pressão dos donos da casa e que inclusive resultou no gol madrugador do paraguaio Derlis Gonzalez aos 11 minutos. Contudo o gol adversário não arrefeceu a equipe dos dragões que brigou até o fim conseguindo o empate aos 33 minutos do 2º tempo através de pênalti convertido por Danilo e que da a vantagem ao Porto do empate sem gols no jogo de volta em Portugal (a 10 de março) para prosseguir na disputa.

Sporting precisa de 3 gols no jogo de volta para continuar na Liga Europa

Já pela Liga Europa, o Sporting fez o jogo da 1ª mão dos dezeseisavos-de-final nessa quinta, dia 19, na Alemanha contra o Wolfsburgo, e até conseguiu segurar nos 45 minutos iniciais os donos da casa; inclusive com um pênalti claro ao seu favor, e não assinalado sobre Nani, que poderia ter mudado a historia da partida. Para a etapa final, o gol madrugador sofrido a 1 minuto arrefeceu o animo leonino, que acabou de fez quando aos 18 minutos o Wolfsburg bisou, dando números finais ao marcador. Com o placar o Sporting precisa, no jogo de volta que acontece dia 26 deste mês no Alvalade XXI, fazer 3 gols de diferença para poder seguir na disputa.

Superliga portuguesa de futebol

A 21ª jornada terminou apenas nessa segunda-feira quando as 20:00h o Nacional recebeu o Estoril e venceu por 1×0.

Sexta:

Paços de Ferreira 2×2 V.Guimarães (20:30h)

Sábado:

Braga 3×1 Nacional (17:00h)

V.Setubal 0x1 Penafiel (18:00h)

Moreirense 2×1 Benfica (19:00h) – em partida polemica, o Benfica foi até Moreira de Cônegos e venceu o Moreirense por 2×1, embora tenha saído atrás no marcador ainda na 1ª etapa. No 2º tempo, após escanteio assinalado a seu favor e inexistente, o time da Luz empatou a partida, virando poucos minutos depois. Insatisfeito com a imparcialidade da arbitragem um jogador da casa reclamou com o juiz e foi prontamente expulso, o que tranquilizou e garantiu de vez a vitória encarnada, com mais um gol saindo antes do apito final.

Domingo:

Arouca 1×0 Rio Ave (16:00h)

Marítimo 1×2 Belenenses (16:15h)

Estoril 1×2 Acadêmica (17:00h)

Sporting 2×0 Gil Vicente (18:15h)

Segunda:

Boavista x Porto (20:00h)

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;

  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;

  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;

  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;

  e) Maior número de vitórias em toda a competição;

  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,

aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Sporting

A Cervejaria Sagres publicou essa semana um vídeo em sua pagina do Facebook satirizando o “frango” de Rui Patrício no encontro com o Belenenses. Imediatamente a FPF pressionou a empresa que retirou do ar a referida sátira.

Benfica

Por unanimidade o Parlamento português aprovou o traslado dos restos mortais de Eusébio para o Panteão Nacional (1º desportista português a receber essa honraria), em data ainda a ser definida.

Acadêmica

Preocupada por estar na zona do rebaixamento a direção da briosa encontrou como saída, visando escapar da queda, demitir o técnico Paulo Sergio na noite do ultimo domingo.

Portugueses no Exterior

No 1º jogo das oitavas-de-final da Liga dos Campeões o Real Madrid foi essa semana até a Alemanha enfrentar o Schalke 04 e venceu por 2×0, com Cristiano Ronaldo marcando o gol inaugural do jogo e dando o passe para Marcelo fazer o 2º. Com o gol Cristiano Ronaldo chegou nessa quarta à mesma marca recorde que até então era de Raul e Messi nas competições europeias, ou seja, 76 gols.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *