Em Moçambique, Cavaco tem encontros com presidente cessante e novo presidente

Cavaco_GuebuzaMocambique

Mundo Lusíada
Com Lusa

O Presidente português, Aníbal Cavaco Silva, foi recebido em Maputo pelo seu homólogo moçambicano, em 14 de janeiro, num dos últimos atos oficiais de Armando Guebuza, que terminou no mandato na quinta-feira.

O encontro aconteceu na Presidência da República de Moçambique, tendo um dos temas em cima da mesa as relações entre os dois país e a forma como evoluíram ao longo dos anos em que Armando Guebuza esteve à frente do Estado moçambicano.

O futuro das relações bilaterais, com a disponibilidade dos dois lados para se evoluir para um outro patamar, foi outra das questões faladas no encontro, com Cavaco Silva a destacar o trabalho que as empresas portugueses têm desenvolvido em Moçambique, quer sozinhas, quer em parceria com empresas do país.

Os dois chefes de Estado falaram igualmente sobre as cheias no centro de Moçambique, bem como sobre a intoxicação que provocou a morte a 69 pessoas na província de Tete.

Visita Oficial
Cavaco Silva iniciou deslocação de três dias a Moçambique. O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, acompanha Cavaco e representa o Governo português na cerimônia de tomada de posse de Filipe Nyusi.

Além desta vertente política, o programa da visita de Cavaco Silva tem ainda uma vertente econômica e empresarial. Além de encontro com Armando Guebuza, o presidente português tem no programa uma visita à empresa portuguesa MCM – Mozambican Cotton Manufacturers, e um encontro com empresários portugueses estabelecidos em Moçambique.

A tomada de posse do novo presidente moçambicano realizada na quinta-feira de manhã, na Praça da Independência, em Maputo, foi seguida por uma recepção oficial no Palácio da Ponta Vermelha. Cavaco ainda visitou o Instituto do Coração, em Maputo, e, no último dia da deslocação, sexta-feira, o chefe de Estado se encontrou com o novo Presidente da República de Moçambique, com personalidades moçambicanas e, antes de regressar a Portugal, com a comunidade portuguesa residente no país.

Novo Ciclo
“Portugal está interessado e aberto a colaborar no novo ciclo de Moçambique que não tenho dúvidas que será um ciclo de crescimento econômico, de justiça, de combate à pobreza”, afirmou o chefe de Estado português, numa declaração informal no final do encontro que teve com o novo Presidente.

Classificando como “muito agradável” a conversa que manteve durante cerca de uma hora com Filipe Nyusi e enaltecendo o “excelente discurso” que proferiu na quinta-feira na tomada de posse, Cavaco Silva disse ainda não ter dúvidas de que o “novo ciclo” será “um tempo de mais prosperidade e mais justiça para as gentes de Moçambique”.

O Presidente da República português, que foi o primeiro chefe de Estado a ser recebido por Filipe Nyusi, aproveitou ainda a ocasião para convidar o novo chefe de Estado moçambicano a realizar uma visita oficial a Portugal, convite que foi prontamente aceito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *