Chegamos ao fim de mais um ano, que não foi nada fácil, pelas próprias características e por todos os acontecimentos vividos neste período, repleto de mudanças e expectativas quanto ao presente e futuro.
A nossa própria Comunidade, que é perfeitamente identificada e integrada com a sociedade brasileira, também sentiu os efeitos de uma agenda tumultuada, em razão da realização da Copa do Mundo, eleições em todo o território nacional, além de um incessante debate sobre fatos que invadem todos os dias os noticiários que impressionam e assustam o povo brasileiro que exige, com indiscutível razão, a devida apuração e punição.
Com tudo isso, com as incertezas e receios naturais, o ano não poderia mesmo ter sido maravilhoso. Mesmo assim, a Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo, sempre participativa e cúmplice com esta querida cidade, e seu povo, não deixou de cumprir a sua missão de fortalecimento dos valores históricos e culturais que estão na sua base natural e na ligação a esta terra de acolhimento. E, assim, através do seu notável Movimento Associativo, com a pujante participação dos seus heroicos dirigentes, e não obstante as dificuldades verificadas, conseguiu cumprir um calendário intenso de eventos, além da celebração e comemoração das nossas principais datas.
Nesse sentido, o extenso relatório que o Conselho da Comunidade entregará as autoridades estaduais, como obrigação legal em razão do reconhecimento de utilidade pública da instituição, demonstra bem uma ação marcante e vitoriosa. Poderia ser melhor? Poderia, mas assim mesmo a missão resultou cumprida, ao chegarmos ao fim de mais este ciclo das nossas vidas.
Por isso, é hora agradecer a todos pela disponibilidade para esse trabalho voluntário de valor, em prol dos nossos dois países, da causa luso-brasileira. O nosso sincero reconhecimento com o esforço e dedicação dos companheiros de Diretoria e com o trabalho dos dirigentes das associações e integrantes dos grupos folclóricos. Sem eles a nossa atuação não existiria!
Para 2.015, com os desafios que se avizinham, nossa Comunidade deve estar ainda mais unida e fortalecida por projetos objetivos e corajosos. O Conselho da Comunidade entra numa fase decisiva da sua existência e, por isso, precisa da participação e ajuda de todos na busca de maior e melhor visibilidade da nossa ação organizada. Contamos com todos vocês!
Não podemos esquecer de uma palavra de gratidão ao senhor Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Dr. Paulo Lopes Lourenço, e seus funcionários no Consulado, que desenvolvendo uma ação profissional e perseverante, conseguiram projetar uma imagem muito positiva, inclusive junto à sociedade brasileira, que tem elogiado muito a eficácia e modernidade dos serviços prestados.
Queridos companheiros, que o ano novo que chega traga muitas realizações, muita luz e muita fé!
Muito obrigado a todos!
Não vamos nos dispersar! Precisamos estar unidos para os próximos desafios.
Um abraço sentido e emocionado a cada um que comunga dos mesmos ideais e esperanças luso-brasileiras.
Por ANTONIO DE ALMEIDA E SILVA
Presidente da Diretoria do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo