Por Vanessa Sene
A Casa de Portugal do Grande ABC promoveu uma grande festa beneficente em prol das obras do Pe. Antonio Maria, em 16 de novembro, encerrando a programação do ano com chave de ouro. Entre os convidados desta tarde, a cantora Ângela Maria, os fadistas Gloria de Lourdes e Roberto Gomes, o cantor Pedro Leonardo, Elvis Presley Cover, e outras personalidades agitaram a sede da casa que reuniu mais de 500 pessoas.
Cerca de 350 itens foram sorteados nesta tarde, ou premiados nas rodadas de bingo. Todo o ano o clube recebe doações diversas, de pessoas físicas e jurídicas, para compor os brindes do evento beneficente, e neste ano não foi diferente, reunindo desde telas de pintura, cosméticos, televisão, micro-ondas, jogos de jantar e até joias, uma delas no valor de R$ 3.600. Além disso, o evento sorteou a imagem de Nossa Senhora de Fátima, após a coroação feita no final do evento.
Ao Mundo Lusíada, Ângela Maria disse que conhece o padre desde a infância. “Eu cantava na Rádio Nacional e ele ia assistir. Muitos anos depois eu o encontrei como padre, nunca pensei que ele tivesse essa vocação para religioso, foi uma surpresa grande” disse a cantora falando da amizade de 60 anos com o Pe. Antonio Maria.
“Quando posso, eu sempre participo dos eventos dele. Sempre venho ajudar porque as crianças precisam” declara a cantora que já morou em Portugal, onde fez várias temporadas. “Sou assim fanática por Portugal e pelo povo português. Já gravei muitas músicas portuguesas. Eu estou adorando estar aqui” disse ela que, depois no palco, elogiou o bacalhau feito pela Casa de Portugal.
Já é o 14º evento beneficente realizado em prol de suas obras, e o padre Antonio Maria fala com amor da família luso-brasileira, ele que também é descendente de português. “É o povo com um coração muito generoso. O Brasil é esse país maravilhoso por causa dos portugueses. Quero fazer um desabafo porque falam que os portugueses só exploraram o Brasil, não é isso, eles trouxeram cultura, universidades, religião, a fé, e o jeito de ser de pessoas com um grande coração. Estou muito feliz de estar aqui”.
O padre comanda uma Casa Lar em Extrema, Minas Gerais, que hoje por lei não pode ter mais que 20 crianças. No momento, eles atendem 17 crianças e trabalham para que elas retornem para familiares. “Lá vemos problemas familiares terríveis, cuidamos delas com carinho e depois choramos quando elas vão embora mas com alegria” diz o padre que está construindo uma casa nova, já foi levantada e falta agora a laje e o telhado, apostando em finalizar a construção no próximo ano, contando com a renda deste evento, que no ano passado rendeu às obras um donativo de cerca de 70 mil reais.
O padre mencionou o quanto as mulheres da cozinha trabalham todos os anos em prol do evento. “Isso é amor, o mundo não está perdido. Isso não vai sair na TV, hoje só se mostra a miséria, a desgraça, a violência, coisas como essas que há muitas acontecendo não são mostradas”.
No sempre elogiado cardápio da Casa de Portugal, foi servido bacalhau cozido com batata, bacalhau ao forno e bacalhau frito, filet mignon ao molho madeira, macarronada e frango, além das saladas. Para esta festa, a cozinha da entidade preparou 300 quilos de bacalhau, segundo Lilian Magalhães. Além das bebidas, entre elas o famoso vinho verde, o evento ofereceu os doces portugueses como doce de amêndoas e pastel de Belém. Ao final da tarde, o clube ainda ofereceu bolo e cafezinho.
Gestão encerrada
Encerrando a sua gestão, o presidente da casa Paulo Freitas falou sobre o sucesso do evento. “É um almoço beneficente então as pessoas colaboram porque sabem da qualidade e sabem para onde o dinheiro está sendo designado” diz o presidente sobre a confiança do público com a casa.
Freitas apontou grandes reformas na entidade realizadas este ano, como na entrada do salão, a criação da Taberna Minhota, além de obras que não aparecem na estrutura interna, como a colocação de cinco caixas d’água. “E com todas as reformas feitas, a Casa de Portugal termina o ano com o caixa positivo. Temos mais coisas a serem ampliadas que aos poucos serão feitas”.
Paulo afirma que é um ano de eleições para a entidade mas o mesmo projeto continua em andamento. “O grupo permanece o mesmo unido em prol de um trabalho, que é o mesmo iniciado há seis anos, quando iniciamos a gestão de modernização da Casa de Portugal e que permanece”.
Segundo ele, a diretoria num todo está satisfeita com o trabalho. “Tudo deu certo nesses seis anos, se eu falar que alguma coisa deu errada, nada deu errado. Essa diretoria é enxuta mas são pessoas com ideais formados, tudo o que idealizamos nós fizemos. Temos uma frente de pensamento única, discutimos muito o que vamos fazer, as vezes o presidente é voto vencido mas respeitamos muito as opiniões. Este é o segredo do negócio, não temos quantidade de pessoas, temos qualidade. Quer dizer, não tem segredo nenhum. Quando a equipe é boa as coisas são realizadas” finaliza o presidente Paulo Freitas.
Ao Mundo Lusíada, o padre Maria elogiou toda a diretoria que considera “irmãos”, e adiantou que já está marcado na sua agenda a presença no aniversário de 30 anos da entidade em que fará uma benção. “Louvado seja Deus por esta gente, ao Paulo que está entregando o cedro e a coroa, eu agradeço de coração, e na pessoa dele agradeço todos da diretoria. Já estou rezando pelo novo presidente e sua equipe”.
Novidades
E a Casa de Portugal já começou a programar seu aniversário de 30 anos de fundação, em 15 de março, com atração de Demônios da Garoa, e com novidades. “Fizemos estudos em 2014, vamos praticar agora em 2015. Vamos transformar um espaço do salão em Espaço Vip, que será no mezanino apenas com 80 lugares, vai custar um pouco mais caro mas com um serviço diferenciado, ou seja, o almoço e as bebidas serão servidas lá, dentro de determinadas festas da casa” diz o presidente que inaugura esse serviço no evento de 15 de março.