Destaques da Semana: Portugal agora é 7º no ranking da Fifa

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Portugal agora é 7º no ranking da Fifa

UniformeSelecaoPortugal_NikeDepois das vitórias contra a Armênia, pelas eliminatórias da Euro; e contra a Argentina, em partida amistosa, o novo ranking da FIFA divulgado essa semana coloca Portugal duas posições acima do ultimo ranking, pulando de 9º para 7º lugar. A Alemanha ainda é a líder; seguida por Argentina em 2º, Colômbia em 3º, Bélgica em 4º, Holanda em 5º, Brasil em 6º, França em 8º, Espanha em 9º e Uruguai em 10º.

Portugal em 5º no ranking de clubes da UEFA

No ranking de clubes da UEFA (que serve para definir quantas equipes cada país colocara nas Taças Europeias dentro de duas temporadas) Portugal encontra-se na 5ª posição, mas a apenas alguns décimos da 4ª colocada Itália. A liderança disparada do ranking é da Espanha, seguida por Inglaterra em 2º, e Alemanha em 3º. Bem atrás de Portugal aparece a França na 6ª posição.

Taças Europeias

Liga dos Campeões

Benfica fora das Taças Europeias

Grupo C (Benfica/Zenit/Mônaco/B.Leverkusen)

O Benfica foi ate a Rússia nessa quarta enfrentar o Zenit, na luta desesperada por uma vitória para sonhar evoluir na Liga dos Campeões ou pelo menos na Liga Europa. O primeiro tempo foi equilibrado, estudado, mas quase sem jogadas perigosas de ambas as partes. Para o segundo tempo o time de Jorge Jesus resolveu ousar e assim o fez pressionando os donos da casa nos trinta minutos iniciais, mas numa jogada de desatenção com Hulk, este serviu o português Danny, marcador do gol solitário da partida, que aliado à derrota do Bayern Leverkusen em casa para o Mônaco por 1×0, eliminou qualquer chance do time da Luz de conseguir pelo menos o 3o lugar para continuar na Liga Europa. Triste e precoce eliminação do Benfica das Taças Europeias, depois de ter conseguido duas finais consecutivas da Liga Europa.

Mesmo com a derrota, o Leverkusen continua na liderança do grupo com 9 pontos, seguido pelo Mônaco com 8, Zenit com 7 e Benfica com penas 4 pontos. A última jornada (que para o Benfica servira apenas para cumprir tabela) acontece a 9 de dezembro quando os encarnados recebem o Leverkusen e o Mônaco recebe o Zenit.

Sporting a um empate da próxima fase

Grupo G (Sporting/Maribor/Shalke 04/Chelsea)

O Sporting recebeu nessa terça o Maribor em Lisboa e venceu por 3×1 (no outro jogo do grupo o time de Alvalade foi beneficiado pela derrota que o Schalke sofreu em casa de 5×0 para o Chelsea). Sem muito trabalho e domando a partida desde o apito inicial o Sporting logo abriu o marcador aos 10 minutos com Carlos Mane. Aos 35 Nani fintou meio time adversário dentro da área e fez o 2o gol leonino (e o mais bonito da rodada). Perto do final da 1a etapa Jeferson acabou desviando para as próprias redes fazendo gol contra, que relançou o adversário na partida, beneficiado também pelo apagão que houve e que levou mais de meia hora para fazer a bola voltar a rolar, arrefecendo um pouco o ímpeto leonino. Mas aos 20 minutos do 2o tempo Slimani acabou com as esperanças adversárias fazendo o terceiro gol dos donos da casa, e que só não conseguiram mais graças às boas defesas do goleiro do Maribor.

O Chelsea continua líder do grupo com 11 pontos, seguido agora pelo Sporting com 7, Schalke com 5 e Maribor com 3. A última rodada desta fase de grupos acontece a 10 de dezembro com Chelsea x Sporting, e Maribor x Schalke. O Sporting, já garantido pelo menos na Liga Europa, precisa apenas de um empate nessa última rodada para evoluir na Liga dos Campeões.

Porto garante 1º lugar do grupo

Grupo H (Porto/Bate Barisov/Shaktar/Atl. Bilbao).

Nessa terça o Porto garantiu o 1o lugar do grupo ao golear por 3×0 o Bate Barisov na Bielorrússia (no outro jogo do grupo o Shaktar perdeu em casa por 1×0 para o Atlético de Bilbao), apesar de um primeiro tempo apagado e no qual conseguiu o primeiro chute ao gol apenas aos 35 minutos. Já para a etapa complementar o animo foi outro com Herrera abrindo o marcador aos 11 minutos num belo chute de fora da área; Jackson fazendo 2×0 aos 20 minutos, e Tello fechando o marcador aos 44 minutos. Com esse resultado o Porto (que já faturou 18,7 milhões de euros nessa fase, podendo faturar mais um milhão em caso de vitória na última rodada) supera em gols a sua melhor campanha na Liga dos Campeões (que foi 96/97) na fase de grupos, chegando aos 15 gols marcados e apenas 3 sofridos em 5 jogos; liderando o grupo com 13 pontos, a frente do Shaktar que aparece em 2o com 8 pontos, Atlético de Bilbao em 3o com 4, e Bate em ultimo com 3 pontos.

A última rodada dessa fase de grupos acontece a 10 de dezembro com Porto x Shakhtar e Atlético x Bate.

LIGA EUROPA
Estoril

Grupo E (Estoril/PSV/Dínamo Moscou/Panathinaykos)

O Estoril começou a enfrentar o PSV nessa quinta, debaixo de um verdadeiro dilúvio, jogando todas as suas fichas na tentativa de conseguir uma vitória que pudesse mante-lo ainda com chances de classificação. Mas foram os holandeses que abriram o marcador logo aos 6 minutos com Depay. O gol porem parece não ter abalado o time luso, que aos 12 empatou com Toze. Mas novamente os holandeses forçaram e voltaram a ficar em vantagem no marcador, com Narsingh fazendo 2×1 dois minutos apos o empate sofrido. A chuva caia e o Estoril não desistia, tanto que aos 30 Kuca empatou tudo de novo, e nove minutos depois Diogo Amado virou para o time praiano, fazendo jus à superioridade lusa na etapa inicial. A partida foi para o intervalo e não recomeçou mais, pois o forte aguaceiro não cedeu deixando o campo impraticável, mesmo após uma hora de espera. Decidiu-se que o segundo tempo seria retomado nessa sexta-feira as 16h locais, como o foi, porem apático, sem muitas oportunidades de gol, mas cruel para o Estoril, que viu a 7 minutos do apito final o PSV fazer o gol de empate que lhe assegurou a classificação antecipada e a eliminação do time luso da disputa.

No outro jogo do grupo o Dínamo de Moscou disparou na liderança chegando aos 15 pontos com a vitória de 2×1 em casa sobre o Panathinaikos, lanterna do grupo com apenas 1 ponto. O PSV chegou aos 8 pontos garantindo a vaga em 2o lugar, e o Estoril fica com 4 pontos em 3o lugar.

A última jornada acontece dia 11 de dezembro com PSV x Dínamo e Panathinaikos x Estoril.

Rio Ave apenas cumpriu tabela

Grupo J (Rio Ave/Steua Bucarest/Aalborg/Dínamo Kiev)

Já eliminado, o Rio Ave foi ate Kiev apenas para cumprir tabela frente aos donos da casa, sendo novamente derrotado, desta feita por 2×0, com o segundo gol adversário sendo assinalado pelo português Miguel Veloso. No outro jogo do grupo o Aalborg venceu por 1×0 o Steua. O grupo é liderado pelo já classificado Dínamo de Kiev com 12 pontos, seguido agora pelo Aalborg com 9, Steua com 7 e Rio Ave com apenas 1 ponto.

A última rodada acontece dia 11 de dezembro quando o Rio Ave recebe em Vila do Conde o Aalborg, mesma data em que o Steua recebera o Dínamo.

TAÇA DE PORTUGAL

Aconteceu nessa quinta o sorteio dos jogos das oitavas-de-final da Taça de Portugal, que serão disputados no próximo dia 17 de dezembro. Dos 16 participantes desta fase 10 pertencem a primeira divisão portuguesa (Sporting, Benfica, Braga, Marítimo, Rio Ave, Gil Vicente, Nacional, Paços de Ferreira, Penafiel e Belenenses); 3 pertencem a 2ª divisão, ou 2ª Liga (Freamunde, Chaves e Oriental); e outros 3 a 3ª divisão ou Campeonato Nacional de Seniores (Famalicão, Vizela e Santa Maria). O confronto mais difícil será o que colocara frente a frente Benfica e Braga; já por sua vez o Sporting terá vida aparentemente fácil (apesar de ter que jogar fora) visitando o Vizela.

Eis a lista completa dos jogos:

Benfica x Braga

Vizela x Sporting

Gil Vicente x Penafiel

Paços de Ferreira x Famalicão

Nacional x Santa Maria

Marítimo x Oriental

Belenenses x Freamunde

Rio Ave x Chaves

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 11ª jornada voltou nessa semana com os seguintes jogos:

Sexta:

V.Guimarães 2×1 Moreirense (20:30h)

Sábado:

Penafiel 1×6 Braga (18h)

Sporting 3×0 V.Setubal (20:15h)

Domingo:

Marítimo 4×0 Boavista (16h)

Gil Vicente 0x0 Nacional (16h)

Belenenses 0x0 Arouca (16h)

Acadêmica 0x2 Benfica (18h)

Porto 5×0 Rio Ave (20:15h) – O curioso deste jogo foi o fato de todos os gols terem acontecido no 2º tempo, e em especial os últimos tres, que aconteceram após o minuto 44 da partida.

Segunda:

Paços de Ferreira x Estoril (20h)

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Sporting

Ao vencer domingo passado, em Odivelas, o Inter Movistar da Espanha por 1×0, o Sporting assegurou (pela 4a vez na sua historia) vaga na FINAL FOUR do futsal europeu (torneio que define o campeão europeu de futsal); onde terá como adversários em finais de abril de 2015 (o local ainda não foi definido, mas o Sporting já se candidatou para sediar o evento) o Barcelona, o Dínamo de Moscou e o Kairat Almaty do Cazaquistão.

A empresa Doyen, que esta processando o Sporting por conta do diferendo com relação ao jogador Rojo (o Sporting também denunciou a mesma a FIFA por alegado aliciamento do jogador), arrolou como testemunha no processo o presidente do Porto, Pinto da Costa, que será parte integrante do mesmo a fim de comprovar a idoneidade da referida empresa.

Federação Portuguesa de Futebol

Por ofensas publicas ao presidente da FPF (Fernando Gomes), membros da direção e do conselho de arbitragem, Mario Figueiredo (antigo presidente da Liga e atual vice-presidente da Federação) foi suspenso por 15 meses pelo Conselho de Justiça da Federação, e ainda multado em 3570 euros.

Portugueses no Exterior

Mesmo com Messi tendo superado o maior artilheiro do campeonato espanhol (Telmo Zarra) ao chegar à marca de 253 gols semana passada, ainda assim Cristiano Ronaldo supera a ambos em se tratando de media de gols por jogos disputados no campeonato. Zarra tem a media de 0,91 por jogo; Messi tem 0,87 por jogo; e Cristiano tem a fantástica media de 1,12 por jogo.

Com mais um gol do CR7, nessa quarta, o Real Madrid venceu sua 5ª partida disputada na fase de grupos da Liga dos Campeões. Desta feita a vitima foi o Basileia, derrotado em casa por 1×0. Com o gol Cristiano igualou Raul na vice-artilharia de todos os tempos da Liga dos Campeões, chegando aos 71 gols e ficando a 3 de Messi.

A UEFA divulgou em seu site a lista dos 40 jogadores que serão votados pelos internautas para a escolha da equipe ideal desta temporada, e dentre eles aparecem o goleiro Beto do Sevilha e o madeirense do Real, Cristiano Ronaldo.

Por sua vez a FIFA, em parceria com a FIFPRO, divulgou essa semana a lista dos 20 zagueiros que irão concorrer ao onze ideal da entidade nessa temporada; e nela esta o nome do luso-brasileiro do Real Madrid, Pepe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *