Por Odair Sene
Promovido pelo Consulado Honorário de Portugal em Santos, aconteceu no Centro Cultural Português, em 15 de outubro um jantar em homenagem ao empresário Joaquim da Rocha Brites, que foi muito atuante em diversas entidades luso brasileiras.
A condecoração foi do governo de Portugal através da entrega da Comenda da Ordem de Mérito da República Portuguesa e entregue pelo Secretário de Estado José Cesário.
Ao Mundo Lusíada, o cônsul honorário de Portugal Armênio Mendes elogiou o nome da noite. “Para mim é uma figura ímpar na comunidade portuguesa. É um homem que tem seus 93 anos de idade, sempre ouvi falar dele antes de conhecê-lo à frente das entidades portuguesas. Me recordo quando ele carregava a Associação Atlética Portuguesa nas costas, e fui conhecê-lo mais tarde, quando se empenhou muito em salvar a nossa Beneficência Portuguesa, sem êxito como eu, e foi ali que nos reunimos e o conheci mais de perto” disse o cônsul de Santos fazendo menção ao trabalho do homenageado em prol das entidades luso-santistas.
“É um homem que sempre que solicitado se fazia presente, abraçava as causas que não eram suas e sim da comunidade portuguesa. É um homem que sempre reconheceu o grande legado que nos foi deixado por nossos antepassados. Infelizmente perdemos algumas entidades ao longo do tempo, talvez porque temos apenas um Brites na cidade de Santos, precisávamos ter uma dúzia de Brites para que as nossas 14 entidades do passado estivessem pujantes e sob a gestão dos portugueses” declarou Armênio Mendes.
De acordo com o cônsul honorário, a comunidade portuguesa fez a solicitação e se empenhou para que a mais alta homenagem do Estado português fosse feita, ideia abraçada pelo secretário de Estado José Cesário. Mendes disse ainda que “Talvez tenha sido ele [o secretário] quem lutou mais para que estejamos hoje aqui homenageando seu Brites, e certamente a comunidade portuguesa que vive em Santos, e conhece seu Brites, está agradecida ao Cesário por esse empenho. Foi uma forma de reparar uma injustiça do próprio Estado, talvez tardiamente mas foi reconhecido quando solicitado”.
Para o secretário de Estado, é uma homenagem muito justa dentro de uma comunidade em que Joaquim Brites apoiou diversas associações. “É um fato de orgulho para esta comunidade e para Portugal tê-lo aqui” disse Cesário ao Mundo Lusíada que esteve em Santos “fundamentalmente” para o evento. “Estou aqui, em nome da República Portuguesa, em nome de sua excelência o Presidente da República, para dizer que o admiramos e seu exemplo deve ser seguido por muitos” declarou em seu discurso pedindo que o trabalho e apoio continue sendo realizado em prol de Portugal e das relações com o Brasil.
A mesa solene foi composta pelo secretário de Estado, José Cesário, e o cônsul honorário Armênio Mendes, e ainda o presidente do Centro Cultural Português de Santos e conselheiro das Comunidades Portuguesas, José Duarte Alves, o advogado Gastone Righi, e o homenageado Joaquim da Rocha Brites. Durante a solenidade, foi lido um depoimento do cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, que impossibilitado de estar presente parabenizou a todos pela iniciativa.
Orador da noite, Gastone Righi trouxe em sua fala algumas passagens da vida do homenageado, no Brasil desde 1936, e descrevendo Brites como um brasileiro nascido em Portugal. Residente em Santos, se formou contador e trabalhou com seu tio, o português Adelino da Rocha Brites, antes de se tornar empresário de renome na cidade de Santos. “A honra é o ponto de encontro dos homens de bem” disse Gastone citando ainda o cônsul de Santos, Armênio Mendes.
Em agradecimento, Joaquim Brites usou da palavra para dizer que estava emocionado. “Acredito que fazer algo em prol do outro quando ele precisa é mais que obrigação” declarou agradecendo ainda a presença de todos os amigos que compareceram.
Em nome da família, o filho Pedro Brites falou ao Mundo Lusíada da homenagem feita no Brasil pelo governo português. “Essa homenagem prestada ao meu pai, sabedor do que ele fez pela colônia, por essa cidade, pelos clubes portugueses de Santos e todas as entidades, não só as portuguesas, mas também outras entidades em prol da população, é com muito orgulho que vejo esse agradecimento do governo português entregando essa Comenda a ele”.
A solenidade contou com o comando protocolar do diretor José Octavio de Sousa, aconteceu na sede do Centro Cultural Português que esteve finamente decorado pela Luiza Dória, especialista em ambientação e decoração. A noite, regada ao ótimo bacalhau, teve música ao vivo, coquetel e jantar. Estiveram presentes muitos líderes associativos da baixada santista, bem como muitos empresários e familiares do homenageado.