Premiado português Valter Hugo Mãe participa de festival literário em Curitiba

Da Redação

Valter Hugo Mãe, português vencedor da 10ª edição do prêmio.
Valter Hugo Mãe, português vencedor da 10ª edição do prêmio Portugal Telecom.

Em 7 de agosto, Valter Hugo Mãe estará pela primeira vez em Curitiba. A convite do Litercultura, no segundo encontro do festival, ele conversará sobre seus livros, a emoção de escrever e de ler, e os muitos e variados desassossegos de seus personagens que, por serem tão vivos e cheios de humanidade, parecem refletir a autobiografia de seus leitores.

Litercultura é um festival de literatura com ênfase na leitura, principalmente um encontro de autores que falam sobre sua experiência de escrita, e discutem temas pertinentes à literatura e à realidade, e de venda de livros.

Em sua segunda edição, o festival foi dividido em quatro capítulos ao longo de 2014. O primeiro, realizado em maio, teve como tema Cultura e Futebol, trazendo grandes nomes da literatura e da crônica esportiva. A conferência de Valter Hugo Mãe está inserida na programação cultural da Estação Volvo, que ocorre durante todo o mês de agosto em Curitiba.

Ainda acontece no capítulo de outubro a participação do antropólogo e cantor de flamenco Manuel Lorente, reconhecido mundialmente por seu estilo original inspirado nos “cantes” e violonista flamenco Raúl Mannola, pesquisador e professor do conservatório de Madri. Para o capítulo final, em novembro, o Litercultura contará com nomes como o escritor português Almeida Faria, José Castello e Antonio Skarmet, que fará abertura da conferência de Deyan Sudjic, diretor do Museu de Design de Londres e importante nome da arquitetura na autalidade. Em breve, a direção do festival divulgará o programa completo do último capítulo, encerrando 2014.

No atual panorama da literatura portuguesa, Valter Hugo Mãe (1971) destaca-se pelo carisma e ecletismo. Seja no que diz respeito à variedade dos meios de expressão (poesia, romance, crônica, música e até plásticas), seja quanto à temática, que pode ir das pequenas coisas do cotidiano aos grandes mitos.

O impacto de livros como O apocalipse dos trabalhadores, A máquina de fazer espanhóis, O filho de mil homens, O nosso reino, O remorso de Baltazar Serapião e, mais recentemente, A desumanização, fez com que ele ganhasse os principais prêmios literários do Brasil e Portugal (José Saramago, Portugal Telecom, por exemplo), e também fosse dos mais aplaudidos pelo público.

Além de escritor, é grande comunicador, e costuma comover as plateias que têm o privilégio de com ele conversar diretamente, divulga a organização

A entrada é gratuita, ingressos disponíveis a partir de 15 de julho, entre 9h e meio-dia e das 14h às 17h, na Bilheteria da Capela Santa Maria. Limite de dois ingressos por pessoa.

SERVIÇO
Litercultura 2014 – Segundo capítulo
Conferência com Valter Hugo Mãe – Simplesmente Humano
Dia 7 de agosto de 2014 – 19h30
Capela Santa Maria – Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Info (41) 33212840

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *