Espetáculo com centenas de atores em Fafe evoca emigração para o Brasil

Da Redação
Com Lusa

Bandeira_BrasilPortugalCentenas de atores, a maioria de grupos de teatro amadores, participam em 10 de julho, em Fafe, num espetáculo que evoca o fenômeno da emigração e a ligação daquela cidade minhota ao Brasil, disse à Lusa o vereador da Cultura.

“Fafe é a mais brasileira das cidades portuguesas, porque o seu processo de desenvolvimento local e a sua modernidade assentou [nos séculos XIX e XX] numa relação muito forte com o Brasil”, explicou Pompeu Martins.

Além de autores de cinco grupos de teatro locais, foi anunciada a presença de um conjunto de atores profissionais liderado por Pedro Giesta.

“Este espetáculo mostra como esta terra, amplamente ligada aos brasileiros, se liga com todo território da lusofonia. É um momento emblemático no sentido em que as relações de Portugal com o Brasil fortalecem o grande eixo da lusofonia”, considerou o autarca.

O espetáculo chama-se “Saudades de futuro”, organizado pela plataforma “Fafe Cidade das Artes”, uma entidade que junta as comunidades locais ligadas à cultura.

É no âmbito daquele projeto que vários artistas profissionais brasileiros estão a trabalhar com artistas de Fafe, promovendo uma aproximação entre as culturas portuguesa e brasileira. A representação desta segunda, encenada por Mocho Rodrigues, resulta do trabalho de cooperação.

Pompeu Martins sublinhou que no espetáculo está bem vincada a “história dos fafenses que emigraram para o Brasil, em busca de uma dignidade que não consolidavam no seu país e também de outros que o fizeram para consolidarem fortunas”.

“Foram esses que investiram na energia elétrica, escolas, estradas e zonas de lazer de Fafe”, frisou, recordando que essas marcas estão ainda visíveis no núcleo urbano, nomeadamente nos palacetes de arquitetura brasileira e no jardim do calvário.

Também participam elementos de associações do concelho, como ranchos folclóricos, escola de bailado, grupos corais, de bombos e jogo do pau, entre outras manifestações artísticas.

A iniciativa, agendada para as 22:00 (horário local), no pavilhão multiusos de Fafe, marca o arranque das festas da cidade, que prosseguem até domingo, dia 13.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *