Ivens Dias Branco foi o primeiro brasileiro do Nordeste a integrar a lista dos mais ricos do mundo da revista Forbes.
Da Redação
O Presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, atribuiu a Ordem do Mérito Empresarial com o Grau de Grande-Oficial ao empresário luso-descendente Ivens Dias Branco, dentre outras personalidades distinguidas em outros países.
A homenagem acontece por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas comemorado oficialmente em 10 de junho. A entrega da insígnia a Ivens Dias Branco será feita pelo embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles, em momento oportuno.
Ivens Dias Branco nasceu no dia 3 de agosto de 1934, em Fortaleza/CE, filho de Manuel Dias Branco e Maria Vidal de Sá Branco. Em 1953, aos 19 anos, Ivens começou a trabalhar com seu pai, imigrante português, e, em menos de três décadas, transformou a Padaria Fortaleza no maior complexo industrial da América Latina no setor de massas alimentícias e biscoitos.
Possui ainda investimentos na área da hotelaria, construção civil, imobiliário, logística, localizados em diversos estados brasileiros. No total, as suas empresas empregam mais de 5 mil trabalhadores.
O empresário contribuiu sobremaneira para a expansão socioeconômica da Região Nordeste do Brasil. Ivens Dias Branco foi o primeiro brasileiro do Nordeste a integrar a lista dos mais ricos do mundo da revista Forbes, em 2012. O empresário foi listado como o número 367 entre os mais ricos do mundo e o 8º do Brasil, com uma fortuna avaliada em US$ 4,1 bilhões.
Suas inúmeras ações levaram-no à lista dos cem nomes mais influentes do Brasil. O seu empreendedorismo e sucesso são simbolizados também nas centenas de honrarias e homenagens recebidas ao longo da vida.
No seio da comunidade luso-cearense, Ivens Dias Branco foi homenageado em 2012, com o Troféu Martins Soares Moreno, honraria atribuída a pessoas que tenham realizado importantes ações para o aprofundamento e valorização do relacionamento entre Portugal e o Ceará.
A atribuição da Ordem do Mérito Empresarial com o Grau de Grande-Oficial ao empresário é motivo de congratulação no Ceará. “É uma grande satisfação para a comunidade portuguesa no Ceará o reconhecimento e honraria de Portugal com quem é nossa referência como empresário luso-descendente no Brasil”, considera Francisco Brandão, vice-cônsul de Portugal em Fortaleza.
José Maria Zanocchi, presidente da Câmara Brasil Portugal no Ceará, refere que “Ivens Dias Branco é motivo de orgulho e inspiração para brasileiros e portugueses”.