Da Redação
Com agencias
O Presidente português condecora este ano 30 personalidades das comunidades portuguesas e cidadãos estrangeiros, por ocasião do Dia de Portugal. Fonte da Presidência esclareceu que estas personalidades receberão as condecorações junto das embaixadas e consulados dos respectivos países, em cerimônias que poderão decorrer perto do 10 de junho ou mais tarde.
Do Brasil, recebe a distinção da Ordem do Infante D. Henrique o grande pianista luso-brasileiro João Carlos Martins, que tem trabalho reconhecido em diversos países do mundo como maestro e pianista e também conhecido como torcedor da Portuguesa de Desportos de São Paulo. Na classe empresarial, foi condecorado, de Fortaleza, Francisco Ivens Sá Dias Branco.
Com Ordem do Mérito, o empresário na cidade de Santos, litoral paulista, Joaquim da Rocha Brites, que presidiu à Associação Atlética Portuguesa e foi conselheiro e diretor executivo da Sociedade Portuguesa de Beneficência. Além do secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Mattos Araújo.
Comunidades
De acordo com uma nota divulgada pela Presidência da República, as três mulheres condecoradas são a ex-representante da TAP em Espanha Maria Victoria Haddad, a diretora do Instituto do Coração em Maputo, Maria Beatriz Ferreira, e a presidente honorária da Associação de Criadores do Cavalo Lusitano na Grã-Bretanha, Sylvia Loch.
As três recebem, respectivamente, a Ordem do Infante D. Henrique, a Ordem da Liberdade e a Ordem do Mérito Empresarial, na classe do mérito agrícola.
Entre os homens condecorados com a Ordem do Infante D. Henrique estão o chefe do gabinete do Presidente da Comissão Europeia, Johannes Laitenberger, o alcaide de Sevilha, Juan Ignacio Zoido Alvarez, ou o presidente da Câmara de Comércio Hispano-Portuguesa e diretor executivo da Repsol Espanha, António José Calçada de Sá.
O ex-jornalista da agência Lusa Fernando Antunes, fundador e diretor do ABC Portuguese Canadian Newspaper, é outro agraciado com a Ordem do Infante D. Henrique, assim como o chefe de Gabinete adjunto do presidente da Comissão Europeia Hugo Sobral, o maestro e pianista João Carlos Martins ou o presidente da Confederação das Comunidades Portuguesas no Luxemburgo, José António Coimbra de Matos.
O fundador e diretor do Luso-Jornal na Bélgica e presidente da associação dos empresários portugueses no país, Paulo Carvalho; Percival de Noronha, personalidade marcante da vida cultura, de Goa e divulgador da herança portuguesa local; e o ex-vice-cônsul de Portugal em Providence, Rhode Island, EUA, José Leonel Rodrigues Teixeira são outros condecorados com a Ordem do Infante D. Henrique.
Michael Plumley, advogado, jornalista e antropólogo que foi porta-voz e administrador na Direção de Media do Parlamento Europeu e Urs Buhrer, diretor do Hotel Bellevue Palace, em Berna, “que tem contribuído para a afirmação de uma imagem positiva de Portugal”, são os restantes agraciados com a Ordem do Infante D. Henrique.
A Ordem do Mérito será atribuída a sete personalidades, incluindo Alexis Tam Chon Weng, chefe do gabinete do chefe do executivo da região Administrativa Especial de Macau, ou João Pacheco, ex-presidente da Casa dos Açores na Nova Inglaterra, EUA, e atualmente presidente da Associação dos Emigrantes Açorianos.
O empresário de Santos Joaquim da Rocha Brites, e o advogado José Ilídio Nascimento, que tem assessorado os interesses de vários países lusófonos na África do Sul e fundou a Câmara de Comércio e Indústria África do Sul-Moçambique são outros dos condecorados com a Ordem do Mérito.
Esta condecoração é ainda atribuída ao missionário comboniano José Manuel Duarte, residente na Colômbia e um dos fundadores da Casa Portuguesa local; ao médico cardiologista Manuel Henrique Pedro, presidente do Instituto Português de Medicina Preventiva, “com grande atividade desenvolvida em Angola”; e ao secretário da Cultura do Estado de SP, Marcelo Mattos Araújo, “que tem ajudado a promover a cultura portuguesa”.
António R. Moreira, vice-reitor para os assuntos acadêmicos e professor da Universidade de Maryland, em Baltimore, EUA, recebe a Ordem da Instrução Pública.
Na Ordem do Mérito Empresarial, três personalidades são distinguidas na Classe do Mérito Comercial e outras quatro na Classe do Mérito Industrial. Na primeira classe são condecorados António de Freitas (Venezuela), José Maria Pinto da Cruz Teixeira (Marrocos) e Wilson Sandro Teixeira (Canadá); enquanto na segunda são distinguidos Francisco Ivens Sá Dias Branco (Brasil), John G. Melo (EUA), José Maria Marshall de Barros Lima Ivo (Chile) e Pedro Pires de Miranda (Alemanha).