Unepa comemora 14 anos com queijos, vinhos e Quim Barreiros

Panificadores lotaram o Centro Cultural Português na confraternização que visa fortalecer o setor na Baixada Santista.

Unepa2013_QuimBarreiros

 

Por Odair Sene

Em 06 de dezembro, o Centro Cultural Português de Santos abriu as portas para a festa de confraternização anual da UNEPA – União das Empresas de Panificação e Afins da Baixada Santista, comemorando 14 anos de fundação. Na festa que encerrou as atividades do ano, a organização preparou um jantar requintado e show com o cantor português Quim Barreiros.

O evento, que teve Vasco Frias Unepa comemora 14 anos com queijos, vinhos e Quim Barreiros Monteiro no comando do protocolo, reuniu seus panificadores associados, praticamente todos estiveram presentes, além de diversos fornecedores, como os fornecedores dos moinhos de trigo. Além dos panificadores, estiveram muitos diretores de outras associações da região. Para o evento, a Unepa contou com pouco patrocínio e realizou todo o evento, em prol dos panificadores, a ideias é fortalecer o setor.

Pela segunda vez, a Unepa trouxe ao Brasil o cantor português Quim Barreiros para sua festiva anual. “Provavelmente ano que vem será um cantor diferente. Mas este e o ano anterior foi o Quim Barreiros, é um cantor de muita fama, um dos melhores de Portugal, e o trouxemos pela segunda vez para impulsionar ainda mais a nossa festa”.

O cantor foi homenageado pela casa, pelo presidente José Duarte e pela diretora Ana M. Gonzalez e também pelo Cônsul Armenio Mendes, pela atenção dada por ele aos diretores e folcloristas durante a digressão em Portugal.

O evento do 14º aniversário aproveitou a oportunidade para apresentar ao público presente a nova diretoria da Unepa. Durante uma curta solenidade apresentada por Vasco Monteiro, Adelino Neves Cunha foi chamado à frente, além do presidente Adalberto Vieira Freire, seguido por José Rodrigues, Antonio Oliveira Lopes, Alberto de Pinho, João Gomes, Nelson Gaspar Mendes, todos integrantes da diretoria.

Entidade muda Estatuto e mantém presidente mais dois anos no comando da Unepa

Ao Mundo Lusíada, o presidente da entidade Adalberto Vieira Freire resumiu o ano como positivo, apesar do aumento de custo nas matérias primas para o setor. “O ano foi ótimo, acho que todos os associados da Unepa estão trabalhando com sucesso, foi muito bem. A economia vai bem, e as panificadoras no geral foram razoáveis. Tivemos alguns problemas com o aumento do trigo, foi demasiado, mas tivemos que suportar e estamos aguentando os preços para que não se gere inflação”.

Sobre o custo do pão, o presidente diz que não é possível controlar o preço do pãozinho francês tão consumido pelos brasileiros, cada panificadora adota o seu. “Mas depende dos produtos que cada um trabalha, tem farinhas de primeira, segunda e terceira. Trabalhar com as farinhas do Tipo 1 terá o pão mais caro”.

O presidente da entidade Adalberto Vieira Freire afirmou que a sua gestão seria finalizada agora depois de dois anos, porém segundo o presidente, em reunião foi pedido para que o estatuto fosse alterado para que Adalberto Vieira continuasse à frente da Unepa. “Foi-me pedido para que se mudasse o Estatuto para que eu continuasse mais dois anos à frente da entidade. Não foi do meu agrado de jeito algum, mas acabei aceitando porque meus diretores me pediram, e houve um remanejamento da diretoria” afirma ele, que além de permanecer na presidência, seguiu continuando nos cargos o diretor social, vice-presidente, entre outros. “Todos eles apelaram para que o presidente se mantivesse e eu acabei aceitando mais dois anos”. Confira mais fotos deste e outros eventos AQUI>>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *