Da Redação
No próximo dia 17 de dezembro, acontece a exibição do filme “A Linha e a Vida”, no Cine Roxy em Santos, na Baixada Santista.
A produção homenageia as bordadeiras portuguesas do Morro do São Bento, e o lançamento é aberto ao público e contará presença de autoridades da cidade.
A produção audiovisual de Santos cada vez mais olha para a história da cidade. São vários os curtas, e longas, feitos nos últimos anos sobre a história, locais e personagens do município.
No dia 17 às 20h30, na sala 3 do Roxy 5, será a vez do filme “A Linha e a Vida”, que registra a força da identidade cultural das bordadeiras do Morro do São Bento. O evento homenageará também representantes da comunidade portuguesa em Santos. A sessão será aberta ao público, com entrada franca.
A trajetória de vida e trabalho dessas mulheres oriundas da Ilha da Madeira, e hoje já em idade madura, se mescla com a própria história de Santos a partir de meados da década de 1940. O bordado na vida dessas mulheres é mais do um simples hábito ou meio de sobrevivência, é parte intrínseca da sua vida: faz parte do núcleo familiar, permeia suas relações sociais e tem um significado muito além do fator econômico.
É um traço cultural que através de sua trajetória mostra evolução dos costumes e a estrutura social ao longo desse período na cidade.
A idealização do projeto é de Alexandre Camilo e Eduardo Furkini, direção de João Guilherme Peixoto, Marcelo Junqueira e Felipe Goulart. Produção de Isabella Castro, Virgínia Costa, Gabi Brandão, e pesquisa de Claudio Fernandes, Regina Conceição, Assunção Gonçalves.
Confira um Trailer do filme no link: http://vimeo.com/81348231
Serviço:
Lançamento do filme “A Linha e a Vida”
Terça, 17 de dezembro, 20h30
Sala 3 do Roxy 5
Av. Ana Costa, 443, Gonzaga – Santos
Duração: 25 minutos
Entrada franca