Da Redação- De volta ao Campeonato Brasileiro (a prioridade do técnico Guto Ferreira), depois da derrota em casa para o Bahia na estréia da Sul-americana, a Lusa foi até Belo Horizonte para enfrentar o Atlético Mineiro para tentar sair da zona de rebaixamento, tentar uma reação e deixar o 18º lugar com 13 pontos.
“Temos de concentrar o foco e a energia em qualificar a equipe para o Brasileiro. Temos de pensar jogo a jogo. Buscar vencer sempre em casa e fora, se não der a vitória, pelo menos conquistar um ponto. Faço a meta com base no campeonato do ano passado, onde nos salvamos com 45 pontos”, foi o que disse Guto Ferreira em entrevista coletiva dias antes da partida.
Porém o jogo válido pela 16ª rodada, novamente não foi muito bom para o time paulista, que jogou bem, soube impor uma marcação forte, soube equilibrar o jogo, buscar os contra-ataques, e até saiu na frente do placar com gol do volante Bruno Henrique, mas tomou o empate e depois a virada já nos minutos finais de jogo. Final Atlético 2 x 1 Portuguesa. Com o resultado o Galo subiu para 12º colocado enquanto a Lusa se mantém na 18ª colocação, na zona de rebaixamento
O Atlético não pôde contar com o meia Ronaldinho Gaúcho, suspenso por conta do terceiro cartão amarelo, o ataque foi formado com Luan, Guilherme, Diego Tardelli e Jô. Já a Portuguesa levou mais perigo com jogadas de contra-ataque, com jogadas de Gilberto e Diogo logo no início com boas chances de abrir o placar, mas falharam no momento da finalização.
O técnico Guto Ferreira tentou mudar a velocidade da sua equipe colocando Bergson e Carlos Alberto nas vagas de Gilberto e Souza, respectivamente. Porém o Galo seguiu pressionando até conseguir a virada aos 44 minutos, com finalização de primeira de Dátolo, após cruzamento de Guilherme.
O meia da Lusa, Moisés, falou em entrevista sobre o problema da Portuguesa voltar a tomar gol nos instantes finais do jogo: “Lamentável sofrer gol depois dos 40 minutos, temos que melhorar nisso. Apesar desse gol, a equipe mostrou que tem muito valor”, disse ele elogiando a atuação da Lusa no restante da partida. “O Cuca colocou o Atlético-MG para a frente e fez com que a gente voltasse para marcar. Seguramos a pressão, tivemos chances e tentamos o gol, mas sofremos o gol no contra-ataque”, declarou.
Com este resultado a Portuguesa soma 13 pontos na 19ª posição do Campeonato Brasileiro. No sábado, às 18h30, a equipe recebe o Bahia no Canindé pela 17ª rodada da competição.