Da Redação- Portuguesa Santista e Atibaia se enfrentaram neste sábado (24) pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Num jogo bastante equilibrado, o Atibaia soube aproveitar melhor as oportunidades e acabou vencendo por 2 a 1. O próximo jogo da Briosa é em casa, contra o Fernandópolis, na quarta-feira (28), às 19h30.
O técnico Paulinho Kobayashi comentou que colocou uma equipe ofensiva em campo e lutou para sair com a vitória de Atibaia, mas o gol de pênalti do rival, anotado por Fernando Gaúcho, acabou atrapalhando os planos da Briosa. “A gente precisava atacar. Eu mexi na equipe e cheguei a colocar quatro atacantes. Não vim aqui para empatar. Buscamos a vitória. Mas sofremos um gol de pênalti que atrapalhou todo trabalho”.
O jogo
O primeiro tempo da partida teve início com amplo domínio da Portuguesa Santista, que marcava a saída de bola do Atibaia, sufocando o adversário em seu campo de defesa.
Nas poucas investidas da equipe da casa ao ataque, a forte marcação da Briosa frustrava as tentativas do Atibaia, que proporcionava o contra-ataque à equipe santista.
Aos 10 minutos, no entanto, o Atibaia teve sua primeira chance clara de gol e acabou abrindo o placar. Em um lance isolado, após cobrança de escanteio na área, Fernando Gaúcho completou de cabeça no canto esquerdo de Clebão, que nada pôde fazer.
Percebendo que as melhores jogadas eram pelo lado direito de seu ataque, o Atibaia passou a investir nesse tipo de jogada e esboçou dominar a partida. Mas, aos 29 minutos, em uma bola que parecia perdida, Guilherme apertou o zagueiro Rodrigo, do Atibaia, driblou o goleiro e foi derrubado. Pênalti que o atacante Rodrigão cobrou com categoria, rasteiro, no canto esquerdo do goleiro, e empatou a partida: 1 a 1.
Nos últimos minutos da etapa inicial, o Atibaia dominou a partida, levando perigo constante à área da Briosa, principalmente pelo lado direito da defesa da equipe santista. Mas o resultado permaneceu o mesmo até o fim.
Na etapa complementar, as equipes voltaram iguais. O jogo começou truncado, com investidas constantes dos dois times ao ataque, mas sem muita objetividade.
Com poucas chances claras de gol, o Atibaia sofreu um pênalti aos 30 minutos. Fernando Gaúcho cobrou e colocou no canto esquerdo do goleiro Clebão: 2 a 1.
A partir daí, Atibaia e Portuguesa Santista mantiveram a mesma pegada, mas o placar permaneceu o mesmo até o fim da partida.
Atacante Rodrigão disse que equipe sai revoltada por não conseguir a vitória, mas resultado fora de casa foi normal. “Sabíamos da dificuldade dessa competição, principalmente agora na terceira fase. Nós tínhamos condições de vencer fora de casa. Saímos de campo com o sentimento de revolta, pois sabemos que o grupo tem capacidade de vencer. Mas não deixa de ser um resultado normal, atuamos fora de casa. Agora é fazer o dever e vencer os próximos dois jogos em casa”, disse ele à rádio Briosa ainda lamentando o gol de pênalti sofrido pela Briosa, que decretou o primeiro tropeço da equipe na terceira fase da competição.
“Essa divisão é mais difícil que as outras que disputei. Os resultados são determinados nos detalhes. Acabamos sofrendo gols em lances de bola parada. Ainda tivemos a infelicidade do pênalti. Foi um lance bobo que não poderíamos ter cometido, mas o erro é de toda equipe. Agora, vamos trabalhar dentro de casa para brigamos pela classificação”, finalizou o veterano em entrevista à rádio Briosa.