Jovens empresários cabo-verdianos desafiam emigrantes a investir no arquipélago

Da Redação
Com Lusa

Diretores de associações caboverdianas no Rio e em SP, com representantes do governo de Cabo Verde. Foto: Divulgação
Diretores de associações caboverdianas no Rio e em SP, com representantes do governo de Cabo Verde. Foto/Arquivo: Divulgação

A Associação dos Jovens Empresários de Cabo Verde (AJEC) anunciou em 12 de agosto uma campanha junto dos jovens cabo-verdianos na diáspora, pedindo-lhes que invistam no país.

O vice-presidente da AJEC, Vítor Constantino, disse que a associação trabalha com o Governo na elaboração de um plano estratégico, que visa o empreendedorismo através da diáspora.

“Essa parceria com o Ministério das Comunidades é resultante de um protocolo assinado no final do mês de Julho e a ideia é traçar um plano estratégico para os próximos dois a três anos em que vamos apostar no investimento da diáspora em Cabo Verde”, explicou.

Segundo Victor Constantino, nesse plano vai ser dado prioridade a comunidade cabo-verdiana onde essa estratégia possa ter mais impacto. Por isso, a AJEC pretende trabalhar com as embaixadas e consulares cabo-verdianas nos diferentes países, acrescentou.

“Queremos trazer os jovens cabo-verdianos na diáspora a investir em Cabo Verde, já que há muitas remessas dos emigrantes que são guardadas numa conta bancária ou aplicada na construção duma casa, o que não cria riquezas. Por isso, queremos é demonstrar que devem investir na economia cabo-verdiana para criar emprego”, referiu.

A AJEC quer trabalhar tanto com os jovens cabo-verdianos que já são empresários, como também os que ainda pretendem iniciar algum investimento.

Para isso, a AJEC já identificou algumas áreas de negócios para investimento como o agronegócio, prestação de serviços, plataforma financeira via continente africano, entre outras.

“A ideia é que o setor privado possa colocar na prática a implementação das políticas do Governo para criar riqueza, porque isso é a mais-valia para a criação do emprego e a redução da pobreza”, sublinhou.

A AJEC vai ainda criar um prémio para o “Melhor Empreendedor Jovem Cabo-verdiano na Diáspora”, a ser divulgado na Semana Global do Empreendedorismo, marcada para novembro.

“A Semana Global do Empreendedorismo, organizada desde 2012, em Cabo Verde, pela AJEC, este ano vai ser transformada em Semana Nacional de Empreendedorismo. E nós vamos trabalhar com a diáspora para a sua participação nesse evento”, disse.

Segundo o vice-presidente da AJEC, esse prémio para “Melhor Empreendedor Jovem Cabo-verdiano na Diáspora” é uma forma de mostrar que existem muitos jovens de Cabo Verde no exterior que “têm potencialidades”.

“Queremos que os jovens cabo-verdianos lá fora desenvolvam com os jovens cabo-verdianos cá dentro, atividades focalizadas na criação de empresa e automaticamente na criação de emprego”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *