Mundo Lusíada
Na cidade do litoral paulista, Santos, o 37º Aniversário do Dia da Região Autônoma da Madeira e das comunidades madeirenses foi comemorado com muita animação na manhã de 7 de julho, no Centro Turístico, Cultural e Esportivo do Morro do São Bento, reunindo o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, entre outras autoridades, além de representantes da comunidade lusa e convidados. Antes, houve uma missa de Ação de Graças alusiva à data celebrada pelo padre André Becker, na Paróquia Nossa Senhora da Assunção.
Depois, na sede do Centro Cultural, foi realizada a festividade com hasteamento de bandeiras e execução dos hinos do Brasil, Portugal, Ilha da Madeira e de Santos pela Banda da Polícia Militar, sob a regência do subtenente Roberto Serino.
O prefeito Paulo Alexandre elogiou o evento. “É uma grande satisfação participar desta festa. Meu avó era português e tenho dupla cidadania, inclusive a portuguesa. A influência lusa está presente no nosso dia a dia. Portugal faz parte importante de nossa história”.
A presidente do Rancho Folclórico Típico Madeirense, Claudete Pereira de Souza, lembrou que as comemorações e a apresentação do grupo folclórico (que está na quarta geração), são formas de manter a tradição trazida pelos imigrantes da Ilha. “O grupo conta com 35 integrantes e uma nova geração com filhos e netos estão surgindo para dar continuidade”. O rancho folclórico (com roupas típicas) executou várias danças e músicas madeirenses.
O evento contou também com a participação do secretário de Cultura, Raul Christiano Sanchez e de José Narciso, do Conselho das Comunidades Portuguesas. Durante o evento, foi possível adquirir bordados e alimentos madeirenses, como os tradicionais pastéis de Belém e de Santa Clara.