DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares
TAÇAS EUROPÉIAS
Apesar do sufoco com 3 bolas na trave, Benfica perde apenas por 1×0
O Benfica enfrentou nessa quinta o Fenerbahce na Turquia, e entrou com uma mudança estratégica na armação do ataque: Aimar no lugar de Gaitan. Mas a intenção de Jorge Jesus em fazer rolar mais a bola e aumentar o poderio ofensivo não surtiu efeito, pois lento, Aimar nem fazia a bola chegar aos seus companheiros, nem corria atrás dela. No inicio da etapa inicial o time luso ate que dominou o turco, mas de forma passageira, pois logo os da casa tomaram conta da partida e ditaram as regras; menos para a sorte, que não foi companheira do Fenerbahce, visto que em 3 ocasiões acertaram a trave encarada durante os 90 minutos; sendo inclusive uma num lance de penalidade máxima desperdiçada perto do final do 1o tempo (cometida por Ola John, que desta forma, por mais um amarelo recebido, esta fora do encontro de volta na Luz).
Para a etapa complementar Jesus sacou Aimar e fez entrar Gaitan, o que deu mais poderio ofensivo ao Benfica, mas ainda sem objetividade nas conclusões. Aos 27 minutos, após cobrança de um escanteio que na verdade inexistiu (o certo seria a assinalação de tiro de meta), Korkmaz subiu mais que toda a zaga lusa e de cabeça fez o gol solitário dos donos da casa, que assim jogam a partida de volta precisando apenas de um empate para garantir vaga na final. Ao Benfica resta vencer por 2 gols de diferença para ser finalista, ou por 1 gol sem levar nenhum, para com isso garantir a prorrogação e ate possivelmente a decisão por pênaltis.
O vencedor deste confronto pega o vencedor de Basiléia x Chelsea (primeiro jogo na Suíça, vitória inglesa por 2×1), na grande final em 15 de maio, na Arena Amsterdã (Holanda).
Portugal também depende da vitória do Benfica nessa partida de volta (mesmo que o time luso seja eliminado), para garantir definitivamente o 5o lugar no ranking de países, que dará daqui duas temporadas o direito a 2 equipes diretas na Liga dos Campeões e uma terceira na fase de play-off (o 6o lugar coloca a 3a equipe a disputar uma pré eliminatória antes de chegar ao play-off). Atualmente Portugal esta décimos atrás da Franca, no 6o posto.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 26ª jornada terminou nesta segunda, dia 22, com o Olhanense recebendo o Guimarães às 20h, e perdendo por 2×1.
Já a 27ª jornada começou nesta sexta com o Estoril recebendo o Braga às 20h, e vencendo por 2×1.
No sábado, as 20:30h, o Porto recebeu o Setúbal, e venceu por 2×0.
No domingo mais 5 jogos, sendo 3 às 16h:
V.Guimarães 2X2 Paços de Ferreira; Rio Ave 2×1 Beira-Mar e Gil Vicente 2X0 Olhanense.
As 18h o Sporting recebeu o Nacional e venceu por 2×1.
E as 20:15h a Acadêmica recebeu o Moreirense e venceu por 1×0.
A jornada termina segunda-feira, dia 29, quando o Marítimo recebe na Madeira o Benfica às 20h.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTICIAS
Benfica
Jorge Rojas, meia de 20 anos do Cerro Portenho, realizou os exames médicos de praxe essa semana na Luz, assinando seu vinculo com o Benfica por 5 temporadas. A especulação é de que o meia tenha custado ao time encarnado de 1,5 a 2,5 milhões de euros.
Sporting
João Pinto, polêmico ex-jogador do Sporting, Benfica e seleção nacional, e que atualmente ocupa o cargo de diretor da Federação Portuguesa de Futebol, será candidato nas próximas eleições à prefeitura de Campanha (Presidência da Junta de Freguesia), localidade situada no Grande Porto, onde morou em boa parte da sua infância.
Porto
Casagrande, ex-jogador do Corinthians e do Porto, confessou num programa da Rede Globo que na temporada em que Pinto da Costa o contratou para o Porto (86/87) foi aconselhado (sem revelar nomes) a injetar drogas estimulantes na veia para ganhar maior rendimento e disposição em campo; visto que não havia controle antidopagem naquela altura. O ex-craque portista afirma que hoje luta contra o vicio das drogas.
Os homens fortes do futebol portista estão tentando convencer Pinto da Costa a desistir da indicação de Domingos Paciência para o lugar de Vitor Pereira, cujo cargo de técnico devera mesmo perder ao final da temporada. O nome forte que começa agora a ganhar força é o de Leonardo Jardim.
Portugueses no Exterior
Embora goleado por 4×1 na partida de ida pelas semifinais da Liga dos Campeões, na Alemanha, frente ao Borussia Dortmund, o Real Madrid, segundo alerta o próprio site da FIFA, ainda pode fazer a reviravolta no jogo de volta na Espanha, na próxima semana, como aconteceu com o Leixões, que na temporada de 1961/62, na pré eliminatória da antiga Taça das Taças, perdeu na partida de ida à Suíça por 6×2 para o Chaux-de-Fonds; mas venceu em casa por 5×0, eliminando os suíços.