Últimas do Rio
Por Igor Lopes
Festival de cinema do Douro vai ficar em cartaz no Rio
A cidade do Rio de Janeiro vai ser palco, entre os dias 23 e 26 de maio, do festival de cinema “Douro Film Harvest” (DFH). Sucesso em terras lusitanas, o evento, que estreia no Brasil, tem como objetivo “promover no Brasil o turismo e os vinhos durienses”. O festival tem organização e produção por parte da Expanding World e conta com apoio institucional da Entidade Regional Turismo do Douro. Em entrevista à Lusa, o presidente do DFH, Manuel Vaz, afirmou que “no Rio de Janeiro vamos fazer uma mostra do melhor que o projeto faz em Portugal, mantendo a aposta na música, cinema, vinho e gastronomia”. Segundo a imprensa portuguesa, o evento na cidade maravilhosa terá um orçamento de 350 mil euros, provenientes do Turismo de Portugal e da iniciativa privada.
Dia da Comunidade movimenta luso-cariocas
No próximo dia 22 de abril, a Casa das Beiras do Rio e a Federação das Associações Portuguesas e Luso-Brasileiras promovem uma cerimônia em comemoração ao Dia da Comunidade Luso-Brasileira, às 20 horas. O evento vai ter a presença do cônsul português Nuno Bello e do desembargador Sylvio Capanema de Souza, que será o orador oficial.
Degustação de vinhos na Zona Sul
No dia 17 de abril, a Cia. Reserva do Cais realiza o “Jantar Harmonizado”, com degustação de vinhos exclusivos, às 19h30, no restaurante Salitre, em Ipanema, Zona Sul do Rio. O valor de participação é de R$ 160,00 por pessoa. Estarão disponíveis para prova os vinhos Herdade do Cebolal – Caios Branco 2009, Dona Berta – Vinha Centenária Reserva Branco 2009, Agro Silvestre – Vinhos da Moagem Reserva Tinto 2008, Quinta de Mosteirô – Tinta Roriz 2002 e Dona Berta – Grande Escolha Tinto 2007.
Música na Casa de Viseu
A Casa de Viseu do Rio de Janeiro recebeu a música da Banda HOLLIDAY, no dia 12 de abril. Na noite seguinte, foi a vez de Flash Back Rio, que mostrou o melhor do som dos anos 70/80/90.
Sophia no ritmo da literatura portuguesa
Rita Barbosa de Oliveira, doutora em Letras – Literatura Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e professora do curso de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), lançou, dia 11 de abril, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o livro “Sophia: um poema de mil faces transbordantes que retrata o amor, a vida e a natureza”. A publicação resulta da sua tese de doutorado “A poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen: o poeta e a participação política”. “Essa publicação só foi possível graças ao financiamento feito pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), que também me auxiliou durante os estudos do doutorado”, afirma a autora.
Super Mário Santos olímpico
Mário Santos será o chefe de missão da delegação portuguesa para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016. Mário, que é presidente da Federação Portuguesa de Canoagem e membro e um dos vice-presidentes da Comissão Executiva do Comité Olímpico de Portugal, assume a mesma função que exercia em 2012, em Londres.
Zambujo de volta
O cantor português Antônio Zambujo vai fazer mais dois shows no Brasil em meados deste ano. O primeiro será no Rio, dia 12 de junho, no Theatro Municipal. No dia seguinte, será o dia dos paulistas poderem ouvir o melhor da música desse artista lusitano, no dia 13 de junho, no Bourbon Street.
Tragédia real motiva arte
Uma notícia que emocionou Portugal em 2011 serviu de mote e inspiração para um grupo teatral do Rio. Em palco, discute-se: “que tipo de vida queremos para a nossa inevitável velhice”? A peça “Morada dos Ossos”, que conta com criação e direção coletivas da Companhia EnsinoemCena a partir de um texto original do dramaturgo Francis Ivanovich, teve estreia no dia 6 de abril, no Centro Cultural Solar de Botafogo, na zona sul carioca, onde fica em cartaz até dia 26 de maio, com apresentações aos sábados, às 18h30, e domingos, às 18h. Na vida real, os corpos de uma senhora de idade e de um cachorro foram encontrados num apartamento tempos depois da sua morte, em Portugal.
“Os nomes de Rosa”
Dia 16 de abril foi a data escolhida para o lançamento do livro “Os nomes de Rosa”, de Amarilis Hill, na sede da Academia Luso-Brasileira de Letras, no Centro do Rio. O evento contou com intervenções dos intelectuais Adolpho Polillo e Telenia Hill.
Fui?
Até 19 de maio, o Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro do Rio, vai abrigar o projeto “fui?” com a proposta “de porto a porto”. A exposição coletiva de fotografia define o Oceano Atlântico como um imenso espelho, narrando uma viagem pela periferia de dois portos: o do Rio de Janeiro e o da cidade do Porto, em Portugal. Os organizadores afirmam que este projeto “combina teatro, fotografia e audiovisual, na captura da memória e do quotidiano no porto do Rio”. A estreia do espetáculo de teatro, montado em cima de narrativas populares, está agendada para dia 5 de maio, às 19h, na Pedra do Sal, no Rio.
Museu perde caneta de luso-descendente
Uma caneta de ouro, que pertenceu ao ex-presidente Afonso Pena, filho do imigrante português Domingos José Teixeira Pena, foi roubada do interior do Museu da República, no Centro do Rio, no dia 2 de abril. O objeto, datado de 1908, tem forma de pena de ave e possui um ramo e um trevo com três folhas e três brilhantes.
Parabéns a Lina e Antônio Cunha
Os radialistas Lina Cunha e Antônio Cunha do Programa “Recordando Portugal”, da Rádio Bandeirantes do Rio, foram homenageados durante um almoço no Restaurante Costa Verde, na Casa do Minho, na Zona Sul carioca. O programa completou recentemente 25 anos no ar.
Missa para Lúcia Canázio Fernandes
A igreja de São Judas Tadeu, na Zona Sul do Rio, recebeu, no dia 11 de abril, amigos e parentes que participaram da missa de sétimo dia de Lúcia Canázio Fernandes, mãe do radialista Roberto Canázio.
Sata em alta
No ano de 2012, o conjunto das empresas do Grupo SATA alcançou um desempenho positivo, contribuindo para que o resultado líquido consolidado do Grupo fosse de 73 mil euros positivos. E as boas notícias para a empresa aéreas açoriana não param por aí. O presidente do Grupo, Antônio Menezes, foi eleito “Board member” da Associação das Companhias Aéreas das Regiões Europeias – ERA.
Assembleia da CPLP na capital
De 22 a 25 de abril, a cidade de Brasília acolhe a IV Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.