Últimas do Rio: Festival de cinema do Douro vai ficar em cartaz no Rio

Últimas do Rio
Por Igor Lopes

 

Festival de cinema do Douro vai ficar em cartaz no Rio

Pinhao, uma das adeias que fazem parte do Alto Douro Vinhateiro. Foto: ESTELA SILVA / LUSA
Foto: ESTELA SILVA / LUSA

A cidade do Rio de Janeiro vai ser palco, entre os dias 23 e 26 de maio, do festival de cinema “Douro Film Harvest” (DFH). Sucesso em terras lusitanas, o evento, que estreia no Brasil, tem como objetivo “promover no Brasil o turismo e os vinhos durienses”. O festival tem organização e produção por parte da Expanding World e conta com apoio institucional da Entidade Regional Turismo do Douro. Em entrevista à Lusa, o presidente do DFH, Manuel Vaz, afirmou que “no Rio de Janeiro vamos fazer uma mostra do melhor que o projeto faz em Portugal, mantendo a aposta na música, cinema, vinho e gastronomia”. Segundo a imprensa portuguesa, o evento na cidade maravilhosa terá um orçamento de 350 mil euros, provenientes do Turismo de Portugal e da iniciativa privada.

 

Dia da Comunidade movimenta luso-cariocas

No próximo dia 22 de abril, a Casa das Beiras do Rio e a Federação das Associações Portuguesas e Luso-Brasileiras promovem uma cerimônia em comemoração ao Dia da Comunidade Luso-Brasileira, às 20 horas. O evento vai ter a presença do cônsul português Nuno Bello e do desembargador Sylvio Capanema de Souza, que será o orador oficial.

 

Degustação de vinhos na Zona Sul

No dia 17 de abril, a Cia. Reserva do Cais realiza o “Jantar Harmonizado”, com degustação de vinhos exclusivos, às 19h30, no restaurante Salitre, em Ipanema, Zona Sul do Rio. O valor de participação é de R$ 160,00 por pessoa. Estarão disponíveis para prova os vinhos Herdade do Cebolal – Caios Branco 2009, Dona Berta – Vinha Centenária Reserva Branco 2009, Agro Silvestre – Vinhos da Moagem Reserva Tinto 2008, Quinta de Mosteirô – Tinta Roriz 2002 e Dona Berta – Grande Escolha Tinto 2007.

 

Música na Casa de Viseu

A Casa de Viseu do Rio de Janeiro recebeu a música da Banda HOLLIDAY, no dia 12 de abril. Na noite seguinte, foi a vez de Flash Back Rio, que mostrou o melhor do som dos anos 70/80/90.

 

Sophia no ritmo da literatura portuguesa

Rita Barbosa de Oliveira, doutora em Letras – Literatura Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e professora do curso de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), lançou, dia 11 de abril, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o livro “Sophia: um poema de mil faces transbordantes que retrata o amor, a vida e a natureza”. A publicação resulta da sua tese de doutorado “A poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen: o poeta e a participação política”. “Essa publicação só foi possível graças ao financiamento feito pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), que também me auxiliou durante os estudos do doutorado”, afirma a autora.

 

Super Mário Santos olímpico

Mário Santos será o chefe de missão da delegação portuguesa para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016. Mário, que é presidente da Federação Portuguesa de Canoagem e membro e um dos vice-presidentes da Comissão Executiva do Comité Olímpico de Portugal, assume a mesma função que exercia em 2012, em Londres.

 

Zambujo de volta

O cantor português Antônio Zambujo vai fazer mais dois shows no Brasil em meados deste ano. O primeiro será no Rio, dia 12 de junho, no Theatro Municipal. No dia seguinte, será o dia dos paulistas poderem ouvir o melhor da música desse artista lusitano, no dia 13 de junho, no Bourbon Street.

 

Tragédia real motiva arte

Uma notícia que emocionou Portugal em 2011 serviu de mote e inspiração para um grupo teatral do Rio. Em palco, discute-se: “que tipo de vida queremos para a nossa inevitável velhice”? A peça “Morada dos Ossos”, que conta com criação e direção coletivas da Companhia EnsinoemCena a partir de um texto original do dramaturgo Francis Ivanovich, teve estreia no dia 6 de abril, no Centro Cultural Solar de Botafogo, na zona sul carioca, onde fica em cartaz até dia 26 de maio, com apresentações aos sábados, às 18h30, e domingos, às 18h. Na vida real, os corpos de uma senhora de idade e de um cachorro foram encontrados num apartamento tempos depois da sua morte, em Portugal.

 

“Os nomes de Rosa”

Dia 16 de abril foi a data escolhida para o lançamento do livro “Os nomes de Rosa”, de Amarilis Hill, na sede da Academia Luso-Brasileira de Letras, no Centro do Rio. O evento contou com intervenções dos intelectuais Adolpho Polillo e Telenia Hill.

 

Fui?

Até 19 de maio, o Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro do Rio, vai abrigar o projeto “fui?” com a proposta “de porto a porto”. A exposição coletiva de fotografia define o Oceano Atlântico como um imenso espelho, narrando uma viagem pela periferia de dois portos: o do Rio de Janeiro e o da cidade do Porto, em Portugal. Os organizadores afirmam que este projeto “combina teatro, fotografia e audiovisual, na captura da memória e do quotidiano no porto do Rio”. A estreia do espetáculo de teatro, montado em cima de narrativas populares, está agendada para dia 5 de maio, às 19h, na Pedra do Sal, no Rio.

 

Museu perde caneta de luso-descendente

Uma caneta de ouro, que pertenceu ao ex-presidente Afonso Pena, filho do imigrante português Domingos José Teixeira Pena, foi roubada do interior do Museu da República, no Centro do Rio, no dia 2 de abril. O objeto, datado de 1908, tem  forma de pena de ave e possui um ramo e um trevo com três folhas e três brilhantes.

 

Parabéns a Lina e Antônio Cunha

Os radialistas Lina Cunha e Antônio Cunha do Programa “Recordando Portugal”, da Rádio Bandeirantes do Rio, foram homenageados durante um almoço no Restaurante Costa Verde, na Casa do Minho, na Zona Sul carioca. O programa completou recentemente 25 anos no ar.

 

Missa para Lúcia Canázio Fernandes

A igreja de São Judas Tadeu, na Zona Sul do Rio, recebeu, no dia 11 de abril, amigos e parentes que participaram da missa de sétimo dia de Lúcia Canázio Fernandes, mãe do radialista Roberto Canázio.

 

Sata em alta

No ano de 2012, o conjunto das empresas do Grupo SATA alcançou um desempenho positivo, contribuindo para que o resultado líquido consolidado do Grupo fosse de 73 mil euros positivos. E as boas notícias para a empresa aéreas açoriana não param por aí. O presidente do Grupo, Antônio Menezes, foi eleito “Board member” da Associação das Companhias Aéreas das Regiões Europeias – ERA.

 

Assembleia da CPLP na capital

De 22 a 25 de abril, a cidade de Brasília acolhe a IV Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *