Da Redação
A Portugal Green Walks lançou um novo website – www.caminhoportosantiago.com, especialmente dedicado a todos os que anseiam percorrer o Caminho Português de Santiago, desde a invicta cidade do Porto até o túmulo do Apóstolo Santiago, cruzando as regiões do Norte de Portugal e da Galiza, numa jornada de descoberta.
A Portugal Green Walks disponibiliza uma vasta gama de serviços específicos para Peregrinos, que permite realizar o Caminho em total liberdade e independência, para que não se preocupe com os pormenores. Para uma maior comodidade dos Peregrinos também disponibiliza o serviço de transporte de bagagens entre os alojamentos.
A Portugal Green Walks disponibiliza ainda a organização de grupos com guia e veículo de apoio. Fruto de uma parceria com as Viajes Vilória – Galicia Incoming Services, a Portugal Green Walks é o primeiro operador a comercializar e a complementar em Portugal o produto “BONO IACOBUS”, um serviço turístico, elaborado pela Turgalicia, concebido especificamente para o Caminho de Santiago, que se caracteriza por permitir efetuar o percurso por etapas, ficando o Peregrino alojado em casas de Turismo Rural, e onde se inclui também o jantar e o café.
O Caminho de Santiago é uma rota milenar seguida por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do Apóstolo Santiago o Maior. Desde então, pessoas das mais diversas procedências percorrem os Caminhos que conduzem à Catedral onde se veneram as relíquias do Santo Apóstolo, dando origem a um fenômeno que se mantém e reforça de dia para dia.
As peregrinações a Santiago de Compostela a partir de Portugal intensificam-se no Século XII com a independência do país, assumindo assim, particular relevo a estrada real Porto/Barcelos/Ponte de Lima/Valença onde confluem quase todas as demais, reforçando este percurso como a espinha dorsal dos caminhos portugueses de Santiago.
O Caminho Português de Santiago, faz uso de trajetos antigos que cruzam bosques, campos agrícolas, aldeias, vilas e cidades históricas assim como, cursos de água através de pontes, algumas deixadas pela ocupação romana. O Caminho é ainda marcado por capelas, igrejas, conventos, alminhas e cruzeiros, nos quais não falta a imagem do Apóstolo Santiago. Por ali passaram multidões de gente anônima, caminheiros, viajantes, almocreves, mercadores, feirantes e romeiros, mas também, reis, nobres e clero. Contudo, o Caminho é também uma oportunidade de descobrir a hospitalidade das gentes do Norte de Portugal e da Galiza. O seu vasto patrimônio arquitetônico, as suas seculares tradições culturais e a sua riquíssima gastronomia são de grande valor histórico.
A Portugal Green Walks é um operador turístico com uma vasta experiência na área da animação turística no território do Porto e Norte de Portugal e que desenvolve as suas atividades em espaços rurais e naturais, procurando articular inovação e tradição nas suas ofertas, que englobam Turismo de Natureza, Gastronomia & Vinhos e Turismo Cultural.