Agência disponibiliza 300 unidades com materiais pedagógicos para apoiar crianças; ação integra iniciativa que capacita professores e promove o respeito pelo gênero.
Por Eleutério Guevane
Rádio ONU em Nova Iorque
O Fundo da ONU para a Infância, Unicef, vai iniciar a distribuição de cerca de 300 kits com materiais pedagógicos para apoiar crianças em escolas angolanas.
Uma cerimônia a ser realizada dia 21, na cidade angolana de Bié marca o início da ação, que é parte da iniciativa “Escolas Amigas da Criança”. O projeto é coordenado pelo Ministério da Educação, com o apoio da agência das Nações Unidas.
Construção
Em entrevista à Rádio ONU, de Luanda, o chefe da sessão da Educação no Unicef Angola, Álvaro Fortinho, disse que o processo segue-se ao apoio dado para a construção dos estabelecimentos de ensino do país.
“Como já têm alguns dos aspetos básicos que permitem a qualidade e já estão a participar ou participaram nas formações do enquadramento das escolas amigas da criança, fornecemos este kit que contém elementos básicos para o processo de ensino-aprendizagem dentro da sala. São compostos por canetas, cadernos, tinta para quadros pretos, cadernos infantis e manuais para os professores”, referiu.
A agência defende que os materiais devem reforçar ações governamentais, numa prática que se pretende promover a prática a nível nacional.
A iniciativa “Escolas Amigas da Criança” já contribui com ações incluindo o aumento da disponibilidade de casas de banho separadas para raparigas e rapazes nas escolas, campos para a prática de desporto e a oferta de água e saneamento.
A capacitação de professores, o respeito pelo gênero e a participação ativa dos encarregados de educação e da comunidade em geral também fazem parte da iniciativa desenvolvida por várias escolas angolanas, refere o Unicef.