Evento quer alinhar expertise e necessidades entre as comunidades de língua portuguesa.
Da Redação
Mais de 1,2 mil pessoas são esperadas para o 7º Encontro de Negócios da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que acontece em Belo Horizonte, entre os dias 21 a 23 de abril de 2013. Em sua sétima edição, temas como energias renováveis, mercado imobiliário, infraestrutura, turismo, agronegócios, e tecnologia da informação vão ser debatidos em painéis, conferências e fóruns setoriais.
Entre as novidades deste ano está a ampliação da rodada de negócios, elaborada especialmente para o evento pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (SEBRAE-MG) para integrar compradores e fornecedores das comunidades de língua portuguesa. O empresário que não puder participar do evento, mas tiver interesse na rodada de negócios poderá fazer uma inscrição diferenciada. Esta estratégia reforça o objetivo do evento de gerar possíveis parcerias comerciais.
Bons exemplos de parcerias comerciais em diversos segmentos ilustram as facilidades que empresários e instituições de classes encontram na hora de fechar um negócio, sendo a primeira delas a língua em comum. Para o presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, Raul Araujo Penna, é preciso alinhar expertise e necessidades de cada local.
“Portugal tem expertise tanto na geração, quanto na distribuição de energias alternativas, como eólica, fotovoltaica, entre outros. Já o Brasil tem experiência em geração de energia a partir de usinas hidrelétricas, pesquisa e extração mineral, agronegócio… Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor Leste são países menores, com enormes carências em relação à infraestrutura, agricultura, projetos de desenvolvimento”, revela.
Minas Gerais
A Confederação Internacional de Empresários Portugueses (CIEP) e a Associação Comercial de Lisboa – Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (ACL-CCIP) organizam – em parceria com a AIP-CCI e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira – o seminário “Oportunidades de Negócio e Investimento no Brasil – Minas Gerais”. O evento será realizado no próximo dia 19 de fevereiro e tem como objetivo revelar a importância do mercado mineiro, que tem assumido cada vez mais destaque no destino das exportações portuguesas. Com uma população aproximada de 20 milhões de pessoas, o Estado de Minas Gerais tem o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, é o maior produtor nacional de minério de ferro, cimento, café e leite, e o segundo maior de automóveis e produtos têxteis.
Este seminário servirá igualmente para a promoção do 7º Encontro de Negócios na Língua Portuguesa. Trata-se de um mercado de 250 milhões de consumidores e que tem vindo a registrar aumentos significativos nas oportunidades de negócio existentes.
Saiba mais pelo site: www.acl.org.pt.