Por Ronaldo Andrade
De Santos para Mundo Lusíada
Em solenidade realizada no dia 14, o Consulado Honorário de Portugal em Santos foi homenageado pela Câmara Municipal, em evento realizado na sede do Poder Legislativo, localizado no Centro Histórico da cidade, com a presença de várias autoridades e personalidades da comunidade luso-brasileira do município e Baixada Santista.
O cônsul honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes, em seu discurso enalteceu o trabalho realizado pelos funcionários, nomeadamente o papel do gestor José Augusto do Rosário: “É um orgulho estar à frente do consulado, com pessoas que possuem espírito de vitória, com a preocupação de bem atender. Isso fica demonstrado no carinho que os funcionários recebem, quando, por exemplo, os usuários trazem a eles alguma lembrancinha de Portugal”, afirmou.
O autor da homenagem, vereador Roberto Oliveira Teixeira (PMDB), mais conhecido como Pastor Roberto de Jesus, declarou que apenas reconheceu o trabalho que todos admiram: “O consulado realiza um excelente serviço para quem lá os procura, nada mais natural que homenagear sua excelência. Além disso, somos países-irmãos, apenas o oceano nos separa”, disse.
O parlamentar enalteceu igualmente a figura do cônsul honorário: “O sr. Armênio Mendes possui uma história de muito trabalho, assim como todos os portugueses que para cá vieram, sendo um grande empreendedor em nossa cidade. Ele revolucionou o serviço do consulado com muita competência, com a determinação de um verdadeiro líder. Por tudo isso, a Câmara não poderia deixar de realizar essa homenagem”, declarou.
O presidente da Câmara de Santos, vereador Manoel Constantino (PMBD), também exaltou o trabalho do cônsul honorário: “O Poder Legislativo foi muito feliz em homenagear o consulado e seu comandante, que é um dos grandes empresários da cidade e região”, afirmou.
Presente à solenidade, o presidente do Centro Cultural Português e membro da Comissão de Assuntos Consulares e Apoio aos Cidadãos, José Duarte de Almeida Alves, também se mostrou orgulhoso com a iniciativa da Câmara: “É um exemplo de profissionalismo o trabalho que é realizado no consulado, com uma equipe que dignifica toda a comunidade luso-brasileira”, disse.
Na cerimônia foi entregue uma placa em homenagem ao consulado, com os seguintes dizeres: “Homenagem ao Consulado Honorário de Portugal em Santos, por seu trabalho dedicado aos portugueses radicados no Brasil e seus descendentes, promovendo e incentivando o intercâmbio cultural e a irmandade entre os dois países”.
Balanço
O cônsul honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes, fez um balanço das atividades realizadas pelo consulado neste ano: “Nosso maior orgulho é ouvir o reconhecimento das pessoas pelo trabalho bem realizado, sem ter que fazê-las ficar em filas. Além disso, destacamos que atendemos portugueses e também brasileiros que nos procuram não somente para tirar o passaporte, mas para que tenham a honra de possuir a nacionalidade portuguesa”, disse.
Para o gestor do consulado, José Augusto do Rosário, em quatro anos de atuação foi criado um padrão de serviço que atende aos anseios e necessidades dos usuários: “Atendemos dentro dos prazos e podemos perceber que a comunidade está feliz e satisfeita com o nosso trabalho”, declarou.
Para 2013, o consulado – que atende 28 municípios da Baixada Santista e Vale do Ribeira, com cerca de 40 mil pessoas inscritas – planeja realizar a emissão do cartão-cidadão, que de acordo com o cônsul honorário já há a garantia, por parte do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, de oferecer mais esse serviço, que o acrescentaria no rol de atividades prestadas pelo consulado de Portugal em Santos aos utentes da cidade e região.