Por Eleutério Guevane
Rádio ONU em Nova Iorque
Líder português manteve um encontro, esta sexta-feira, com autoridades internacionais do setor, incluindo o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo; setor representa 9 % do Produto Interno Bruto português.
O presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, realçou em 06 de dezembro a importância do turismo para o emprego e as exportações do país.
O líder português falava num encontro, em Lisboa, com o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, OMT, Taleb Rifai, e o presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, WTTC, David Scowsill.
O setor representa diretamente 9% do Produto Interno Bruto, PIB, de Portugal e absorve 8% da força de trabalho, disse Cavaco Silva, que destacou ainda a capacidade de redução da pobreza e o contributo à ONU, através da OMT.
O presidente considerou o setor vital para “apoiar o aumento da mobilidade em todo o mundo, fundamental para o turismo e bem-estar de pessoas”.
Tempos Difíceis
Para o secretário-geral da OMT em tempos difíceis para vários países europeus, o turismo pode ser uma parte da solução.
As vantagens vão desde novos postos de trabalho gerados até ao crescimento do setor devido às ligações com vários áreas da economia, para o setor turístico produz “demanda extra.”
Em 2012, o WTTC prevê que a indústria contribua, direta ou indiretamente, com quase 18% dos postos de emprego e 15% para o PIB de Portugal.