Destaques da Semana: Vale e Azevedo tem habeas corpus negado

DESTAQUES DA SEMANA

Por Emídio Tavares

 

Vale e Azevedo tem habeas corpus negado

A justiça portuguesa negou o pedido de Habeas Corpus impetrado pela advogada de Vale e Azevedo, que pedia a soltura imediata de seu cliente alegando que os 4,5 anos que esteve na Inglaterra deveriam sem abatidos na sua pena. Segundo a justiça lusa o pedido não teve sustentação visto que na Inglaterra o réu não esteve detido, mas sim obrigado a dormir em uma residência determinada pela justiça britânica para estar sempre a par de seu paradeiro.

 

Taça de Portugal

O sorteio da 5ª eliminatória da Taça de Portugal aconteceu nesta quinta-feira; com jogos, a princípio, todos marcados para o primeiro final de semana de dezembro. Apenas o Benfica ainda ficou sem conhecer seu adversário, por causa de recurso envolvendo jogo da 2ª eliminatória por uso de jogador irregular, entre Operário e Caldas, cujo apurado enfrentara o Coimbrões, para desta partida sair o adversário do D.Aves; de onde finalmente sairá o adversário encarnado. Eis os jogos:

SC Braga- Porto

Gil Vicente-Oliveirense

Benfica-Aves/Coimbrões/Operário/Caldas

Académica-Tourizense

Arouca-Beira-Mar

Lourinhanense-Paços de Ferreira

Marítimo-Vitória de Guimarães

Belenenses-Fabril

 

Taças Europeias

LIGA EUROPA

ACADEMICA

Nesta quinta, dia 22, pelo Grupo B, o Atlético de Madrid recebeu o Hapoel, e venceu por 1×0. E em Coimbra a Acadêmica recebeu o Viktoria Pizen, que dominou a maior parte do jogo e abriu o marcador, de pênalti, aos 12 do 2o tempo; o que serviu de ducha gelada para os estudantes, que no maximo conseguiram chegar ao gol de empate, também de pênalti, a 2 minutos do final. Despedida melancólica para o time de Coimbra, em seu próprio reduto.

A liderança do grupo é do Atlético de Madrid com 12 pontos, seguindo pelo V.Pizen com 10 (ambos já classificados como representantes deste grupo). Acadêmica com 5 e Hapoel com apenas 1 ponto, só cumprem tabela na ultima jornada se enfrentando em Tel-aviv a 6 de dezembro. No outro jogo o V.Pizen estará recebendo o Atlético de Madrid.

 

MARITIMO

Também nesta quinta, dia 22, pelo Grupo D, o Brugge recebeu o Bordeaux, e perdeu por 2×1. Na Inglaterra o Newcastle recebeu o Marítimo, e empatou por 1 gol. A primeira etapa foi toda dos donos da casa, que dominaram o jogo. Porem, no tempo final quem deu as cartas foi o time luso, que empatou com Fidelis aos 31, perdendo outras tantas chances de gol (inclusive uma no derradeiro lance do jogo), que poderiam ter ainda mantido o time madeirense na disputa com a sonhada vitoria que não veio.

A liderança do grupo esta com o Bordeaux, com 10 pontos, seguido pelo Newcastle com 9 (ambos classificados como representantes do grupo, faltando apenas definir na ultima rodada que será o 1o colocado); Brugge com 4 e Marítimo com 3 pontos.

A última jornada a 6 de dezembro marca os confrontos entre Marítimo x Brugge; e Bordeaux x Newcastle.

 

SPORTING

Ainda nesta quinta, dia 22, pelo Grupo G, o Videoton recebeu o Genk e perdeu por 1×0. No outro jogo o Basiléia recebeu o Sporting, e goleou de forma impiedosa. Aos 20 minutos do 1o tempo fez 1×0; aos 12 do 2o teve um jogador expulso, mas nem por isso encontrou resistência do time leonino, marcando mais duas vezes, uma aos 20 e outra aos 23 minutos. Derrota vexatória do Sporting, que se despede da pior maneira de uma disputa européia, talvez a mais vergonhosa de toda a sua historia.

A liderança do grupo é do Genk com 11 pontos, seguindo pelo Basiléia com 8, Videoton com 6, e Sporting com apenas 2 pontos. A ultima jornada, a 6 de dezembro, marca os confrontos entre Genk x Basiléia; e Sporting x Videoton.

 

LIGA DOS CAMPOEOES

BENFICA

Nesta terça, dia 20, pelo Grupo G, o Spartak recebeu o Barcelona e perdeu por 3×0. E no Estádio da Luz o Benfica recebeu o Celtic e venceu por 2×1. O time encarnado iniciou o jogo com pressão total, tanto que o gol saiu aos 7 minutos através de Ola John. Porem, uma bobeada da zaga aos 32, deixando um adversário livre dentro da pequena área, permitiu o empate dos escoceses, que com o gol partiram para cima do time luso ate o final do primeiro tempo. Para a etapa final Jorge Jesus armou um Benfica bem ofensivo, do primeiro ao ultimo minuto, e aos 27 surgiu o gol da virada marcado por Garay. Não fosse o goleiro adversário, o time da Luz poderia ter aplicado uma sonora goleada.

A liderança do grupo continua com o Barcelona, que agora soma 12 pontos; seguido pelo Benfica e Celtic com 7 (pelo confronto direto o time luso esta na frente); e Spartak com 3 pontos.

A ultima jornada acontece a 5 de dezembro, com o Barcelona recebendo o Benfica, e o Celtic recebendo o Spartak. Cada vitoria vale 1 milhão de euros; e a passagem para a próxima fase rende mais 3,5 milhões.

 

BRAGA

Também nesta terça, dia 20, pelo Grupo H, o Galatasaray recebeu o Manchester United e venceu por 1×0. E na Romênia, o Cluj (do técnico luso Paulo Sergio) recebeu o Braga e venceu por 3×1, eliminando o time luso não só da Liga dos Campeões como também da hipótese de entrar na Liga Europa. O time romeno fez 3×1 ainda no primeiro tempo (3 gols de Rui Pedro, português que já atuou em Portugal a serviço de Gil Vicente e Porto, dentre outros; descontando para o Braga o jogador Alan, que agora soma cinco gols e encosta em Messi e Cristiano Ronaldo na artilharia); massacrando o time bracarense, que entrou para a etapa final morto, em virtude da expulsão de Douglão no final da primeira etapa por uma cotovelada no adversário. O Braga sucumbiu por sua própria incompetência e imaturidade emocional.

A liderança do grupo é do Manchester com 12 pontos, seguido por Galatasaray e Cluj com 7 pontos (o Galatasaray esta na frente pelo confronto direto), e Braga com apenas 3 pontos.

A ultima jornada acontece a 5 de dezembro, com o Manchester recebendo o Cluj; e o Braga recebendo o Galatasaray. Cada vitoria vale 1 milhão de euros; e a passagem para a próxima fase rende mais 3,5 milhões.

 

PORTO

Nesta quarta, dia 21, pelo Grupo A, o Dínamo de Kiev recebeu o PSG, e foi derrotado por 2×0. E em Portugal, o Porto recebeu o Dínamo de Zagreb, e venceu por 3×0; com gols de Lucho aos 20 minutos do primeiro tempo; João Moutinho de falta aos 22 do tempo final; e Varela aos 42 apos receber lindo passe de calcanhar de Moutinho. O Porto dominou e jogo e o fez em ritmo de treino contra o ultimo colocado do grupo e que não fez um gol sequer na competição.

A liderança do grupo é do Porto, que com os 13 pontos alcançados fica a apenas um para terminar na liderança do grupo e superar pontuação conseguida em participações anteriores com os técnicos Jose Mourinho e Jesualdo Ferreira. O PSG vem a seguir com 12 pontos, Dínamo de Kiev com 4 e Dínamo de Zagreb sem ponto algum.

A ultima jornada acontece a 4 de dezembro, com o Dínamo de Zagreb recebendo o Dínamo de Kiev; e o PSG recebendo o Porto. Cada vitoria vale 1 milhão de euros; e a passagem para a próxima fase rende mais 3,5 milhões.

 

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 10ª jornada teve inicio nesta sexta, dia 23, com o jogo entre Beira-Mar e V.Guimarães, as 20:15h, que empataram por 2 gols.

No sábado, as 20:30h, foi a vez do Benfica receber o Olhanense, e vencer por 2×0.

No domingo mais 4 jogos.

As 16h, Nacional 1×0 Estoril…; e V.Setubal 3×5 Rio Ave.

As 18h a Acadêmica recebeu o Gil Vicente, e empatou por 2 gols.

E as 20:15h o Braga recebeu o Porto, e nos últimos dois minutos da partida sofreu dois gols, perdendo por 2×0. Com essa vitória, o Porto lidera o campeonato, empatado com o Benfica por pontos (26), numero de vitórias (8), numero de gols sofridos (6); porem com um gol a mais que o time da Luz (26 a25).

A jornada ainda tem mais dois jogos, sendo um na segunda, as 20:15h entre Moreirense e Sporting; e outro na terça, no mesmo horário, entre Paços de Ferreira e Marítimo.

Em virtude dos jogos da Taça de Portugal, no próximo final de semana, a 11ª jornada só volta no próximo dia 7 de dezembro.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

 

ÚLTIMAS NOTICIAS

Braga

O Braga entrou com uma queixa na FIFA e na UEFA contra o Atlético de Madrid por falta de pagamento do empréstimo de Pizzi (na temporada passada), no valor de 1,5 milhão de euros, cuja quitação deveria ter sido efetuada em junho passado. Alem disso, em janeiro vence a primeira parcela da venda do jogador, no valor de 3 milhões de euros, de um montante de 9 milhões que o Braga tem para receber correspondente aos 63% do passe do jogador que os minhotos detinham.

 

V.Guimarães

O V.Guimarães lançou esta semana a sua SAD, a partir de um capital social de 1 milhão de euros, dividido em 200 mil ações com custo nominal de 5 euros cada.

 

Boavista

A FIFA determinou que a FPF tirasse 6 pontos do Boavista, que atualmente disputa a 2ª Divisão Nacional (Zona Norte), por divida pendente com o jogador camaronês que atuou no time axadrezado de 2005 a 2007, Guy Essame (o Boavista alega já ter pagado 70% desta divida). Em se confirmando esta punição, o Boavista cai da atual 11a posição com 10 pontos, para a 14a e antepenúltima posição, com apenas 4 pontos.

 

Portugueses no exterior

O técnico Pedro Caixinha, que recentemente se desligou do Nacional da Madeira, é o novo técnico do ultimo campeão mexicano, o Santos Laguna.

Milhares de torcedores compareceram ao aeroporto na despedida de Jaime Pacheco, da China, onde durante quase 2 anos dirigiu o Beijing Guoan. Faixas, cartazes, e gritos de “Pa che co – Pa che cô” marcaram a partida consagrada do treinador luso, que resolveu voltar a Portugal.

Com a derrota do Sporting, e os empates do Marítimo e da Acadêmica, paralelo à vitoria do Bordeaux e o empate do Lyon, a França assumiu o 5o posto no ranking da FIFA para a disputa das Tacas Europeias dentro de 2 anos, posição essa que garante 3 equipes na Liga dos Campeões, sendo 2 de forma direta na fase de grupos e a 3a na fase de playoff que da acesso a fase de grupos (o 6o posto também garante 3 equipes na Liga dos Campeões, porem sendo apenas uma diretamente na fase de grupos). A França soma no momento 56, 166; enquanto Portugal esta com 55, 334 pontos.

Enquanto os tabloides ingleses dão como certa a ida, ao final desta temporada, de Cristiano Ronaldo e Jose Mourinho (numa possível aposentadoria de Alex Ferguson) para a equipe do Manchester United, a derrota do Real neste sábado, por 1×0 para o Betis, deu força aos boatos ingleses, principalmente depois do presidente Florentino Peres ter visitado os vestiários após o jogo, coisa que não agradou em nada o técnico luso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *