Exposição marca o aniversário de 150 anos do Gabinete Português de Leitura, na Bahia, e integra o calendário do Ano de Portugal no Brasil.
Da Redação
De 30 de novembro a 21 de dezembro, o Gabinete Português de Leitura, considerado como um dos prédios mais importantes do período colonial brasileiro, localizado no Centro Histórico de Salvador, realiza a exposição fotográfica itinerante “Janelas Portuguesas”.
Por meio de 25 imagens produzidas pelo engenheiro e fotógrafo paulista, Hênio Souza, a mostra apresenta uma retrospectiva da arquitetura portuguesa a partir do retrato de janelas de todas as regiões do país. “Acredito que esta é uma excelente oportunidade para aproximarmos Portugal dos brasileiros e da própria comunidade luso-brasileira residente em Salvador. A exposição ’Janelas Portuguesas’ é uma demonstração inequívoca da hospitalidade dos portugueses e da vocação turística do país que Hênio Souza tão bem soube captar em suas fotos”, afirma Paulo Machado, diretor do Turismo de Portugal no Brasil.
Resultado de uma seleção de 1.960 imagens feitas pelo fotógrafo durante uma viagem ao país em agosto de 2011, a exposição estreou em julho deste ano na Galeria de Artes da Casa de Portugal de São Paulo, nas comemorações do 77º aniversário da entidade, foi exibida em setembro na Feira Pan-Amazônica, em Belém do Pará, na Casa Cor de Fortaleza, em outubro, e, em novembro, no Clube Literário e Recreativo de Cachoeira Paulista, região do Vale do Paraíba de São Paulo. Pelo menos nove mil pessoas já visitaram a mostra.
No interior de São paulo, em 10 de novembro, o Clube Recreativo e Literário de Cachoeira Paulista realizou um coquetel para convidados na abertura da exposição itinerante “Janelas Portuguesas”, em Cachoeira Paulista. O coquetel de abertura de “Janelas Portuguesas” no Clube Literário e Recreativo de Cachoeira Paulista contou com a presença do presidente da associação, Afonso Viana, e cerca de 100 convidados, entre membros da comunidade luso-brasileira do Vale do Paraíba, a imprensa local e representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal.
Agora na Bahia, nesta quinta e última exposição de 2012, integrada ao calendário do Ano de Portugal no Brasil, a mostra estará aberta ao público num dos mais imponentes palacetes portugueses da capital baiana, construído em 1896, a pedido da Coroa Portuguesa, pelo arquiteto Alberto Borelli, com o objetivo de se tornar um instituto de referência na preservação e disseminação da cultura e da informação sobre o país para a colônia portuguesa residente na então capital do Brasil.
Em 2011, Hênio Souza foi o responsável pela foto Janela Pousada do Porto, vencedora do concurso cultural Pousadas de Portugal, promovido pelo Turismo de Portugal e Grupo Pousadas, além de, no mesmo ano, ser selecionado em um concurso fotográfico sobre a cidade de São Paulo, entre 153 mil inscritos.
Amante da arquitetura e da cultura portuguesa, Hênio acaba de regressar de mais uma viagem à Portugal com cerca de nove mil fotografias para sua próxima exposição já intitulada “Portugal Contemporâneo”. “Essa mostra fará o brasileiro descobrir que Portugal não é só tradição, mas também é moderno e tem excelentes exemplos de instalações e infraestruturas futuristas”, adianta.
O engenheiro e fotógrafo é natural da cidade de Cachoeira Paulista, região paulista do Vale do Paraíba, e reside na cidade de São Paulo há seis anos. Hênio conta que já visitou Portugal diversas vezes e sempre que visita o país encontra uma temática nova para seus trabalhos fotográficos. “Essas fotos representam a alma e o modo de ser e de estar dos portugueses. Portugal é um país que aprendi a admirar, pois tem um povo acolhedor que sabe conviver em harmonia entre a tradição e a modernidade”, completa.