Ano Portugal-Brasil: Seminário debate emigração portuguesa em São Paulo

Da Redação

Cônsul-geral de Portugal Paulo Lopes Lourenço, presidente do Memorial João Batista de Andrade, e professor Fernando de Sousa.

 

O Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, Jorge Paulo Jorge Lopes Lourenço, confirmou em 29 de outubro, em visita ao presidente da Fundação Memorial da América Latina, cineasta João Batista de Andrade, a realização do seminário internacional “Os Portugueses no Brasil – Novos Desafios”, em 3 de dezembro. O evento integra a programação oficial do Ano de Portugal no Brasil, que começou em 7 de setembro e vai até 10 de junho de 2013.

Segundo o diplomata, “esse evento pretende ser um espaço de reflexão sobre a emigração portuguesa para o Brasil, envolvendo temas como mercado de trabalho, eventuais entraves burocráticos, os bons exemplos de contribuição que a nossa gente tem dado ou pode vir a dar para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil”.

O presidente do Memorial da América Latina disse que a iniciativa estreita cada vez mais as relações com os países lusófonos. “O Memorial se sente honrado por ter sido escolhido para sediar evento tão expressivo” respondeu João Batista de Andrade, que colocou à disposição do Cônsul-Geral Lopes Lourenço, a logística de organização do Memorial para que o seminário seja bem sucedido.

Na visita ao Memorial, o diplomata esteve acompanhado do professor Fernando de Souza, presidente do CEPESE – Centro de Estudos da População, Ec0nomia e Sociedade, responsável pela organização do evento, para o qual estão sendo convidados jornalistas, empresários, diplomatas, professores universitários, políticos e especialistas nas questões que envolvem o debate sobre a emigração portuguesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *