Da Redação
Com Lusa
O “bondinho” do Pão de Açúcar, teleférico que une duas emblemáticas montanhas do Rio de Janeiro, completou cem anos desde a sua construção, que na altura contou com o trabalho de operários portugueses.
Considerado um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro, o Pão de Açúcar está localizado no bairro da Urca, na zona sul da cidade, e é formado por dois grandes morros, praticamente sem vegetação, de mais de 600 milhões de anos.
As obras para a construção de uma via aérea unindo os dois morros foi autorizada em 1910, tendo sido o primeiro trecho concluído em 27 de outubro de 1912.
Para celebrar a data, milhares de fatias de bolo foram distribuídas ao público que, somente no último sábado, somou 5.400 visitantes.
Além da participação nas obras – que exigiram operações de escalada consideradas “ousadas” para a época – os portugueses foram também os responsáveis por batizar os dois morros, que ajudam a criar a atmosfera mítica da cidade, formada entre mar e montanhas.
Embora existam outras versões, prevalece a do historiador Vieira Fazenda, de que foram os portugueses a dar o nome de “Pão de Açúcar”, em referência à forma cónica, de mesmo nome, na qual era transportado para a Europa o açúcar produzido no Brasil.
Além de atrair turistas de todo o do mundo – a RioTur informa que já passaram por ele mais de 40 milhões de pessoas, de diversas nacionalidades – o teleférico ganhou destaque internacional ao ser cenário de um dos filmes da saga de James Bond no episódio “007 – Aventura no Espaço”, de 1979.
No filme, o ator Roger Moore, que interpretava o famoso agente britânico James Bond, protagoniza uma cena luta com o teleférico parado, a uma altura aproximada do seu pico máximo, que é de quase 400 metros.
Também para marcar a data foi inaugurada uma exposição que conta a história do ‘bondinho’ e as transformações ocorridas no Rio de Janeiro no período entre 1908, até os dias atuais.
A celebração deste último final de semana de outubro marcou a inauguração do primeiro trecho do teleférico – que transporta os passageiros da Praia Vermelha até ao primeiro morro. Em janeiro estão previstas novas atividades para marcar a abertura do segundo e mais alto percurso.