Por Ígor Lopes
As cidades do Rio de Janeiro, Porto e Lisboa estão recebendo eventos com o intuito de promover produtos portugueses e de dar a conhecer o mercado brasileiro. Na cidade brasileira, decorreu um painel sobre a relação dos dois países no tocante ao transporte e movimentação de cargas. Já, nas duas cidades portuguesas, o Brasil foi apresentado como um mercado promissor. O Atlântico parece ser cada vez mais um mero detalhe entre Portugal e Brasil.
Com o objetivo de discutir o comércio entre os dois países-irmãos, além de promover uma atmosfera propícia a contatos e negócios e aumentar a divulgação de produtos portugueses, dezenas de empresários lusitanos e luso-brasileiros estiveram presentes, no dia 27 de setembro, no Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX), que teve lugar no Píer Mauá, no Porto do Rio de Janeiro.
Nesse encontro, Jovelino Pires, coordenador da Câmara de Logística Integrada – CLI da AEB, foi responsável pelo painel “Encontro Brasil – Portugal – Logística de Transportes e Movimentação de Cargas entre os dois Países”. Um dos objetivos deste painel foi “analisar por que não se aumenta o fluxo comercial” entre os dois países, “quais são os seus entraves e barreiras e, principalmente, a questão da logística e movimentação de cargas”, que se figura, segundo fontes, como um dos entraves ao fluxo de mercadorias.
O ENAEX se destaca por ser um evento que reúne exportadores e importadores de todo o Brasil e por onde passam representantes do Governo brasileiro, como ministros e secretários. No evento houve espaço para assuntos que contemplam o comércio internacional.
A Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio está aproveitando esse bom momento de negócios na capital fluminense e, para atrair a atenção dos empresários dos dois países, realizou, em Copacabana, Zona Sul carioca, um Business Cocktail, tendo ao fundo o charme do Hotel Porto Bay Rio Internacional. O evento aconteceu também no dia 27 de setembro.
Eventos em Portugal promovem o mercado brasileiro
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) realizou, de 2 a 3 de outubro, em Lisboa e no Porto, duas sessões do workshop “ABC Mercado Brasil – Um país de aposta”, com o intuito de analisar as oportunidades e desafios de “um dos mais promissores destinos de investimento do mundo”.
A agência estatal portuguesa considera que “o Brasil tem muito para oferecer às empresas portuguesas, contudo ainda tem muito por descobrir”. Segundo os organizadores do evento, essa foi a questão principal de workshop.
Em Lisboa, o encontro foi no Hotel Real Palácio e reuniu responsáveis da AICEP, do banco Santander Totta e das empresas Lampre Portuguesa, Portugal Ramos Vinhos, Viatecla e Inovopedra.
No Porto, o local de encontro foi o Business School receber o evento, que contou com a presença de oradores das empresas Adclick, Lusovini Distribuição, Pronefro e Megajoule.
Segundo a AICEP, “o Brasil tem de ser visto numa perspectiva de dimensão regional (não um, mas vários mercados), com os seus obstáculos, mas, acima de tudo, com o grande leque de oportunidades que oferece às empresas portuguesas, sejam exportadoras, sejam investidoras”.