Lusa: Grêmio dança o vira em pleno Olímpico

Equipe comandada por Geninho derrota o time de Luxemburgo em Porto Alegre e quebra jejum na temporada vencendo o Grêmio por 2×1.

 

Da Redação com Portuguesa

Pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro a Portuguesa foi a campo na noite de quarta-feira (15), encarar o Grêmio, em Porto Alegre. Sem o zagueiro Valdomiro, suspenso, e Luis Ricardo, machucado, a Lusa não sentiu os desfalques e conquistou sua primeira vitória como visitante em 2012. Placar de 2×1, com gols de Ananias e Bruno Mineiro.

Um começo de jogo bastante amarrado, onde as duas equipes buscavam a marcação precisa. A primeira boa oportunidade de gol surgiu apenas aos 22 minutos e foi gaúcha; após cruzamento de Pará pela esquerda, André Lima tentou duas vezes, mas foi travado por Rogério.

Porém, aos 27 minutos a Portuguesa conseguiu marcar o seu gol. Cruzamento rasteiro de Moisés para Ananias empurrar para a rede. Foi o terceiro gol dele no Brasileirão 2012.

Em busca do empate, o Grêmio partiu para o ataque e levou perigo com cruzamentos e em cobrança de falta de André Lima. Porém, sempre seguro, Dida evitou grandes riscos e salvou a Lusa de levar o gol.

Na volta do intervalo, nem Geninho, nem Luxemburgo mexeram em suas equipes. Na base da pressão, o Grêmio reclamou um pênalti logo aos três minutos, mas por simulação o atacante Kleber recebeu o cartão amarelo.

A pressão gremista seguiu com muita posse de bola, mas poucas finalizações. Aos 10 minutos, Kleber girou para cima da zaga e chutou para fora. Aos 12, Gilberto Silva cabeceou pela linha de fundo e aos 14, André Lima testou também por cima do gol de Dida.

A velocidade do jogo aumentou e Dida passou a ser exigido em cruzamentos e cobranças de escanteio. Foram quatro importantes defesas do camisa um, até que Geninho, aos 20 minutos sacou Ananias e colocou Diego Viana em seu lugar.

Na primeira trama ofensiva do novo ataque, Diego abriu para Ivan cruzar na medida para Bruno Mineiro que, de carrinho, chegou um pouco atrasado e não conseguiu mandar para o fundo do gol gaúcho. Aos 22 minutos, Diego deu novo passe, agora para Bruno, que arriscou para grande defesa de Marcelo Grohe.

Mais estável na partida, a Lusa conseguiu controlar os nervos e aos 37 minutos, após rebote de Marcelo Grohe em cobrança de falta de Ivan, Bruno Mineiro empurrou para o fundo da rede. Foi o terceiro gol dele em quatro jogos pela Lusa.

A Portuguesa ainda teve a chance de fazer o terceiro com Diego Viana, que ganhou do zagueiro na corrida, tirou o goleiro da jogada, mas a zaga tricolor tirou em cima da linha. Porém, aos 42 minutos, Kleber descontou para o Grêmio.

Apesar da pressão, a Lusa garantiu a vitória diante do Grêmio. Na próxima rodada a Portuguesa recebe o Internacional no estádio do Canindé. Agora, a equipe rubro-verde soma sete jogos de invencibilidade e terá a volta do zagueiro Valdomiro à equipe titular.

Geninho enaltece defesa e destaca vitória longe de casa

Da Redação com Portuguesa – Com a vitória sobre o Grêmio, a Portuguesa quebrou um incômodo tabu na temporada 2012. Foi a primeira vitória longe do Canindé no ano, fato comemorado pelo técnico Geninho após a partida.

“Há alguns jogos que a Portuguesa merecia essa vitória fora de casa, em alguns fez mais por merecer do que hoje, mas ela veio hoje e eu fico feliz. Um campeonato como o Brasileiro se faz de vitórias em casa e pontos fora, e esta noite conseguimos três aqui no Olímpico”.

Apesar do gol sofrido, o grande destaque do duelo contra o Grêmio foi a defesa da Portuguesa. Sem Luis Ricardo e Valdomiro, Ivan e Rogério deram conta do recado, bem como Dida, Gustavo e Marcelo Cordeiro. Geninho admite a boa noite de seu sistema defensivo e revela um cuidado especial para o jogo do Olímpico.

“Nossa defesa foi muito sólida essa noite, de fato. Nós sabíamos que a jogada forte do Grêmio seria a bola aérea e por isso a minha defesa não poderia errar. O Dida tinha um papel fundamental nesses cruzamentos, bem como o posicionamento dos laterais para ajudar na cobertura. Nós fomos muito precisos no ataque, mas a base esta noite foi a defesa”.

Agora a Portuguesa soma seu sétimo jogo de invencibilidade no Campeonato Brasileiro, sendo quatro empates e três vitórias. Na próxima rodada a equipe do Canindé recebe o Internacional e terá o retorno do zagueiro Valdomiro, que cumpriu suspensão automática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *