Por Igor Lopes
“Estamos de braços abertos para auxiliar as empresas portuguesas que queiram vir para o Rio”. A afirmação é de Paulo Elísio de Sousa, presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, após a notícia de que a Agência Internacional Standard & Poor’s atestou a credibilidade da economia carioca. O milagre econômico parece ter chegado à cidade Patrimônio da Humanidade e a Câmara portuguesa não está disposta a deixar passar em branco as oportunidades.
A agência classificadora de risco S&P indicou que o risco de investir no Rio é baixíssimo, o que foi atestado após a cidade receber as classificações BBB- na escala global e AAA na escala nacional. Esta é a terceira vez consecutiva que o Estado recebe essas notas. O Rio foi o primeiro estado do Brasil a receber o investment grade, que funciona, segundo o secretário de Fazenda do Rio, Renato Villela, como uma espécie de chancela econômica.
“Para um estado em que, há 15 anos, não havia certeza sobre o pagamento a credores e até mesmo ao funcionalismo, essa é uma melhora e tanto”, avalia Villela.
Na opinião de Paulo Elísio de Sousa o reconhecimento é fruto do investimento em infraestruturas na cidade. “O Rio está sendo reconhecido pela demonstração de capacidade de gerir suas contas. É uma cidade que tem investido muito em infraestrutura e, mesmo assim, permanece com as contas públicas equilibradas”, afirma Paulo Elísio, que acredita que o Rio “está em um momento de franco crescimento, recebendo incentivos públicos e privados”, sendo o Estado que “mais se destaca pelas oportunidades que se abrem com a realização da Copa do Mundo, em 2014, dos Jogos Olímpicos, em 2016, além do grande potencial na área de energia”.
Paulo Elísio é um dos maiores defensores da necessidade e viabilidade de se investir no Rio. Durante eventos que envolvem investidores portugueses e brasileiros, o responsável pela Câmara Portuguesa na cidade maravilhosa sublinha que o Estado do Rio é plenamente confiável e seguro para receber investimentos. Agora, o seu argumento ganha força, após a avaliação da agência.
“Temos acompanhado a recuperação da economia carioca com um crescimento consistente, o que garante a possibilidade de sucesso para quem pretende investir na cidade. E essa demonstração de equilíbrio econômico, ratificada pela recente classificação da agência S&P, reforça a convicção do quanto é seguro investir aqui”, reforça Paulo Elísio, que acredita que a notícia pode melhorar as trocas comerciais entre os dois países irmãos.
“Nos últimos anos, as relações comerciais entre Brasil e Portugal ganharam maior destaque. Além dos laços históricos existentes, o atual posicionamento internacional do nosso mercado e o agravamento da crise internacional tiveram muita influência. E estamos de braços abertos para auxiliar as empresas portuguesas que queiram vir para o Rio”, confirma.
Câmara realiza encontros para dinamizar relações comerciais
Para fazer acontecer todo esse processo, seguro, de investimento, e dar a conhecer as possibilidades existentes, a Câmara Portuguesa carioca levou a cabo o primeiro Business Cocktail, no último dia 19. O objetivo do evento foi proporcionar oportunidades de contato entre os associados da Câmara, a comunidade jovem portuguesa do Rio e interessados em ampliar o networking e alavancar negócios, tudo isso numa atmosfera informal, num restaurante, no Centro do Rio.
No início de julho, dia 3, houve ainda um almoço-palestra com o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Pedro Reis, sob a temática: “Oportunidades de Negócios em Portugal”. O encontro reuniu empresários da comunidade luso-brasileira que discutiram as vantagens e oportunidades de negócios em Portugal e o apoio da AICEP aos empresários que planejam se expandir para o mercado europeu.
A Câmara recebeu também Diogo Araújo, presidente da SOFID, que é o banco de desenvolvimento português, de capital público e privado. Nessa oportunidade, o objetivo foi apresentar a instituição financeira criada especificamente para financiar empresas que queiram investir em países com elevado potencial de crescimento, como Brasil e Moçambique.
Governo do Rio divulga resultados positivos em Londres
No último dia 25, o governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, esteve em Londres, onde participou no Business Leaders Lunch, promovido pela agência Rio Negócios. O almoço, que teve lugar no Royal Society of Arts, Manufactures and Commerce, reuniu cerca de 60 executivos de grandes empresas nacionais e estrangeiras. O governador falou sobre as oportunidades de negócios no Rio, destacando os investimentos recentes e as transformações pelas quais o Estado vem passando nos últimos anos.
Durante a apresentação, Sérgio Cabral assegurou aos empresários britânicos e brasileiros que a política de Segurança Pública do Rio é um dos principais ativos do Estado, tendo como foco atrair novos investimentos.