Destaques da Semana: Canoagem deu medalha a Portugal nas Olimpíadas de Londres

Destaques da Semana

Por Emídio Tavares

A dupla de canoístas portugueses, Emanuel Silva e Fernando Pimenta, com a medalha de prata após a prova dos 1000 metros de canoagem K2 dos Jogos Olímpicos, em Eton Dorney, Inglaterra, 8 de agosto de 2012. JOAO RELVAS/LUSA

Canoagem deu medalha a Portugal nas Olimpíadas de Londres

A dupla portuguesa de canoagem, formada por Emanuel Silva e Fernando Pimenta, conquistou a primeira medalha para Portugal nas Olimpíadas de Londres. Os canoístas lusos, na disputa da categoria K2 1000m masculino, estavam em 3º lugar na passagem dos 250m, nos 500 e nos 750m, mas nos metros finais evoluíram bem e ficaram a apenas 53 centésimos da dupla húngara, que conquistou o ouro, ficando a prata para a canoagem portuguesa. Com isso Portugal completa 23 medalhas conquistadas em toda a historia olímpica, sendo 4 de ouro conseguidas por Carlos Lopes (Maratona de Los Angeles em 1984); Rosa Mota (Maratona de Seul em 1988); Fernando Ribeiro (10 mil metros de Atlanta em 1996) e Nelson Évora (salto triplo de Pequim em 2008).

Super-Taça Candido Oliveira

Porto (campeão português da última temporada) e Acadêmica (campeã da Taça de Portugal da última temporada) decidiram neste sábado, dia 11 de agosto, as 20:45h, no Estádio Municipal de Aveiro a Super-Taça Candido Oliveira. O jogo foi equilibrado durante 89 minutos, com ligeira superioridade dos dragões, que aos 44 minutos do 2º tempo, quando todos já se preparavam para a prorrogação, após cruzamento de Miguel Lopes, fez o gol da 19ª conquista desta Super-Taça, através de recém contratado Jackson Martinez, numa cabeçada certeira.

Taça da Liga

A Taça da Liga teve sua 3ª e última jornada da primeira fase realizada domingo passado, com os seguintes resultados, que definiram os 8 classificados para a próxima etapa da disputa (União e Freamunde pelo grupo A; Naval e Covilhã pelo grupo B; Feirense e Leixões pelo grupo C; e S. Clara e D. Aves pelo grupo D); que juntar-se aos 8 primeiros colocados da última Superliga (Porto, Benfica, Braga, Sporting, Marítimo, V.Guimarães, Nacional e Olhanense). 3ª Jornada Grupo A => União 1×0 Belenenses; Oliveirense 1×2 Freamunde Grupo B => Arouca 0x0 Naval; Atlético 1×0 Covilhã Grupo C => Leixões 0x0 Feirense; Penafiel 1×1 Portimonense Grupo D => S.Clara 3×1 Aves; Trofense 0x1 Tondela

Taças Europeias

Pela 3ª pré-eliminatória da Liga Europa o Marítimo foi ate a Grécia quinta passada e arrancou um importante empate por 1 gol com o Astera Tripolis, após sair atrás no marcador. Agora, nesta quinta, dia 9, na Madeira, outro empate, desta feita sem gols, mas que garantiu a passagem para a próxima fase do time luso. Assim sendo, o time madeirense enfrentara o vencedor do confronto entre o Dila Gori (Geórgia) e o Anorthosis Famagusta (Chipre); com o 1º jogo na Madeira a 23 deste mês, e o jogo de volta dia 30, na Geórgia ou Chipre. Já o Sporting enfrentara no play-off (que da acesso à fase de Grupos da Liga Europa, para a qual a Acadêmica, por ter sido Campeã da Taça de Portugal, já tem vaga assegurada) o Horsens da Dinamarca, fazendo o primeiro joga na casa adversária, também a 23 de agosto; e o jogo de volta em Portugal, no dia 30. Pela Liga dos Campeões, o Braga enfrentara no play-off (que da acesso á fase de Grupos para a qual Porto e Benfica já estão qualificados automaticamente) a Udinese da Itália, fazendo o jogo de ida em casa a 22 deste mês, e o de volta na Itália, dia 28.

Superliga Portuguesa de Futebol

Na próxima sexta-feira terá inicio a temporada 2012/2013 da Superliga Portuguesa de futebol, com os seguintes jogos: Sexta-feira, 17 de agosto: Olhanense – Estoril, 20.15 horas Sábado, dia 18 de agosto: Rio Ave – Marítimo, 18.15 horas Benfica – SC Braga, 20.15 horas Domingo, 19 de agosto: Nacional – V. Setúbal, 16 horas P. Ferreira – Moreirense, 18 horas Gil Vicente – FC Porto, 18.15 horas V. Guimarães – Sporting, 20.30 horas Segunda-feira, 20 de agosto: Beira-Mar – Académica, 20.15 horas

Critérios de desempate:   Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:   «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:   a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;   b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;   c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;   d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;   e) Maior número de vitórias em toda a competição;   f) Maior número de golos marcados em toda a competição»   A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação, aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

Já a Liga de Honra teve sua largada esta semana, com os seguintes resultados: Benfica B 2×2 Sporting Braga B Belenenses 3×1 Feirense Oliveirense 1×0 Sporting B Naval 1×3 Santa Clara Tondela 2×2- FC Porto B União 2×1 Freamunde Vitória de Guimarães B 0x0 Sp. Covilhã Desportivo das Aves 2×0 Trofense Portimonense 1×3 Arouca Leixões 1×0 Marítimo B Penafiel 2×0 Atlético

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

O Benfica jogou amistosamente na Alemanha neste sábado, frente ao Fortuna Dusseldorf, e pouco depois da meia hora de bola rolando, após Javi Garcia entrar de forma viril mas legal no adversário, o arbitro alemão tirou o cartão vermelho do bolso para expulsa-lo (pois já tinha amarelo). Neste momento alguns jogadores encarnados dirigiram-se ao juiz e o mesmo peitou um deles, quanto então o capitão do Benfica, Luisão, tomou a frente de todos e devolveu a peitada ao arbitro, que de forma teatral e fantasiosa caiu ao chão aparentando simular um desmaio, embora se levantando pouco depois e tomando a decisão de encerrar ali a partida. Os alemães do Fortuna ficaram revoltados e estão prometendo levar o caso à FIFA e exigir a devolução do cachê pago ao time da Luz de 200 mil euros.

Porto

Agora é o Zenit quem tenta convencer o Porto a negociar Hulk, oferecendo 50 milhões de euros e mais o passe de Bruno Alves (por quem pagou em 2010 ao mesmo Porto, 22 milhões de euros). Pinto da Costa ameaçou denunciar o Atlético de Madrid à FIFA, pela falta de pagamento de parte do passe de Falcão. No ato da transferência o Porto recebeu 22 milhões de euros, ficando acordado que os 18 milhões restantes seriam pagos em 2 parcelas de 9 milhões de euros, com vencimentos a 31 de julho deste ano e 31 de julho de 2013. Ate quinta, dos 9 milhões a receber em julho passado, só 6,5 milhões tinham entrado nos cofres portistas. Porem, com medo da ameaça dos dragões, nesta sexta os espanhóis depositaram os 2,5 milhões que restavam. Entre premiações e salários, Hulk foi o jogador melhor remunerado pelo Porto em 2011. Na sua conta bancaria entraram 4,8 milhões de euros (algo em torno de 400 mil euros/mês).

Sporting

O Sporting jogou neste domingo no Alvalade XXI, frente ao Olympiakos, e venceu por 1×0 (gol de Elias aos 10 do 2º tempo) na 1ª edição do Troféu Cinco Violinos, criado para homenagear cinco craques do passado que ficaram imortalizados na historia leonina e do futebol luso. Jesus Correia, Peyroteo, Vasques, Albano e Travassos jogaram muitos anos juntos, período no qual o Sporting fez mais de 1500 gols; conquistando o primeiro tri e o primeiro tetracampeonato do futebol português. Valer lembrar que enquanto os cinco violinos jogaram juntos o time de Alvalade sempre foi campeão português.

Braga

O Braga apresentou nessa semana seu novo e moderno ônibus, com sala de reuniões, sala de internet e também divulgou a parceria com uma empresa do ramo que fornecera 24 carros zero quilometro da marca Mercedes Benz para os jogadores do plantel, enquanto estiverem servindo o time bracarense. Na sexta, em jogo de apresentação aos torcedores, frente ao West Ham, empate por 1 gol.

Nacional

O Nacional foi ate a Espanha esta semana disputar o famoso Troféu Ramon de Carranza; vencendo na sexta o Osassuna por 2×1, e disputando no sábado a final contra o Rayo Vallecano, quando então conquistou o troféu ao vencer por 3×1. Das equipes lusas, apenas Benfica (63 e 71) e Nacional conquistaram este torneio.

Seleção Portuguesa

A Seleção Portuguesa foi convocada esta semana para o amistoso contra o Panamá, que acontecera na próxima quarta-feira à noite no Estádio do Algarve, e a única surpresa foi a volta de Carlos Martins, que acabou por tomar o lugar de Quaresma, desta feita não convocado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *