Canoagem dá primeira medalha a Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres 2012

Mundo Lusíada
Com Lusa

A dupla de canoístas portugueses, Emanuel Silva e Fernando Pimenta, com a medalha de prata após a prova dos 1000 metros de canoagem K2 dos Jogos Olímpicos, em Eton Dorney, Inglaterra, 8 de agosto de 2012. JOAO RELVAS/LUSA

Os canoístas Fernando Pimenta e Emanuel Silva, nos 1.000 metros K2, conquistaram na manhã de 08 de agosto a primeira medalha olímpica de Portugal em Londres2012.

Os atletas deram também assim o primeiro “metal” olímpico à sua modalidade de eleição, ao 13º dia de competições incluídas no programa de provas que se vai prolongar até 12 de agosto.

O agora sportinguista Emanuel Silva, de 26 anos e há 14 dedicado à canoagem, é natural de Braga e já tinha sido campeão da Europa em 2011, nos 1.000 metros K4, além de campeão mundial de juniores, em 2003, nos 500 metros K1.

À semelhança de Silva, que também conquistou vários títulos continentais de Sub-23, Fernando Pimenta, de 22 anos – metade dos quais a praticar a modalidade, com as cores do seu Clube Náutico de Ponte de Lima – foi vice-campeão mundial em 2010, nos 500 metros K2.

Os portugueses conquistaram a Medalha de Prata na prova de K2 1000 metros com o tempo de 3:09.699, a apenas 0:00.053 dos vencedores, a dupla húngara Rudolf Dombi e Roland Kokeny. A Medalha de Bronze foi para os alemães Martin Hollstein e Andreas Ihle.

A dupla portuguesa que competiu numa das pistas laterais, que normalmente não favorece os canoístas, vencendo mesmo assim a poderosa formação da Alemanha e ficando a apenas alguns centímetros da formação da Hungria.

Portugal conquistou assim a primeira medalha nestes Jogos Olímpicos e a primeira medalha de sempre da Canoagem portuguesa.

O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, dirigiu nota enviada às redações, felicitações à dupla de canoístas Fernando Pimenta e Emanuel Silva.

Alexandre Mestre endereça “parabéns à equipa técnica, o Clube Náutico de Ponte de Lima, a Federação Portuguesa de Canoagem e o Comité Olímpico de Portugal”, deixando um “muito obrigado pela alegria e honra” que proporcionaram a todos os portugueses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *