Em Faro, avião submerso da II Guerra vai ter roteiro para turistas mergulhadores

Da Redação
Com Lusa

Ilustração: Barco em Faro. Foto: TurismodoAlgarve.pt

Uma escola de mergulho vai montar nesta semana, ao largo de Faro, um roteiro subaquático que permitirá aos turistas mergulhadores navegar junto dos destroços de um bombardeiro afundado durante a Segunda Guerra Mundial.

A ação, que conta com a parceria do Centro de Ciências do Mar (CCMar) da Universidade do Algarve, consiste na colocação de cabos guia e cinco placas identificativas nos destroços do bombardeiro “Liberator” PB4Y, versão da Marinha dos Estados Unidos da América do famoso B-24.

As placas vão possibilitar a navegação dos mergulhadores entre as diferentes partes deste local e a identificação da respectiva fauna, num percurso total de cerca de 250 metros.

O projeto da escola de mergulho Hidroespaço, designado ECOSUB, tem como objetivo proporcionar aos turistas mergulhadores nacionais e estrangeiros um atrativo extra num local com uma envolvência histórica única.

O local de mergulho corresponde ao que resta de um bombardeiro americano que em plena Segunda Guerra Mundial (1943), se perdeu, acabando por se despenhar no mar ao largo de Faro.

Parte da tripulação foi salva por uma embarcação de pescadores locais, história que foi recuperada e documentada pelo jornalista Carlos Guerreiro, autor do Livro “Aterrem em Portugal”.

A Escola de Mergulho Hidroespaço está localizada na Cidade de Faro e realiza saídas de mergulho regulares para visitar este e outros locais, ao largo de Faro. Para poder mergulhar neste local é necessário possuir certificação de mergulho. Saiba mais em www.hidroespaco.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *