Da Redação
A Cruzeiro Carnes promove nos dias 21 e 22 de julho o 1º Festival de Carnes Exóticas, com degustação de pratos preparados com essas iguarias pouco conhecidas pelos brasileiros. O evento, que será realizado das 10 às 13 horas, na unidade do Marapé em Santos, na Baixada Santista, é uma ótima oportunidade quem não costuma comer ou não conhece este tipo de carne.
Na ocasião, os clientes da casa poderão provar pratos como rã a dorê e avestruz ao molho tinto, preparados pelo chef Manoel Francisco Assis. A Cruzeiro Carnes fará também a distribuição de panfletos com dicas de preparo, informações nutricionais e receitas de alguns pratos preparados à base de carnes como rã, avestruz, codorna e coelho.
Servidas nos restaurantes mais requintados do mundo, essas carnes, além de trazerem benefícios nutricionais, têm valor de compra acessível e maneiras fáceis de preparo. O empresário Bernardo Tomaz Farias, proprietário da Cruzeiro Carnes, é um dos poucos de Santos a apostar neste filão e a comercializar carnes exóticas na Cidade. “Essa variação de cardápio garante não só saúde, mas também novidade para o paladar”, diz ele.
A nutricionista Tatiana Branco, diretora da NutriAction Assessoria Nutricional, explica que a carne de avestruz, por exemplo, combina vantagens das carnes vermelha e branca. “Possui cor, textura e sabor levemente adocicado – semelhante aos melhores cortes de vitela. Além disso, possui baixo colesterol e gordura total (apenas 1%), e, por isso, é considerada uma carne magra”.
Benefícios de algumas carnes exóticas
Avestruz: A carne de avestruz é rica em creatina, tem alto teor de ômegas 3 e 6, que ajudam a diminuir a concentração do colesterol nas artérias, tem baixo valor calórico e grande quantidade de carnitina (proteína responsável pelo metabolismo intracelular da gordura, que transforma em energia), ajuda a combater anemia, é livre de hormônios do crescimento e antibióticos e tem alto valor protéico. Além de ser um alimento fácil de ser digerido e mastigado.
Rã: A carne de rã possui todos os aminoácidos essenciais para o ser humano, sendo ideal para atletas que precisam ganhar e manter a musculação, para a recuperação de doentes e aumentando a resistência corporal. Possui baixíssimos níveis de colesterol e 20 vezes menos gordura que a carne de boi. É de fácil digestão e alimenta mais, sendo necessário menos consumo para satisfação. Além de não causar alergias.
Carne de coelho: A carne de coelho, se criado e abatido da maneira correta, é uma carne branca, saborosa e macia. Possui elevado teor de proteínas, sais minerais e vitaminas. De fácil digestão, a carne de coelho praticamente não apresenta colesterol em sua composição.
Carne de codorna:Muito conhecida e consumida por seus ovos, a codorna é uma carne de grande valor nutricional. É uma ave de carne escura, macia e saborosa. Pode ser preparada da mesma maneira que um frango. Porém, a codorna é importante fonte de vitaminas do complexo B, além de ácidos graxos essenciais e alta concentração de ferro, fósforo, zinco e cobre.
Receitas:
Avestruz ao vinho
250 grs de file de avestruz
1 colher de manteiga
100 ml de vilho tinto
Sal
Pimenta
Modo de preparo
Corte o filé em cubos, tempere com sal e pimenta a gosto. Em uma frigideira coloque meia colher de manteiga quanto estiver aquecido coloque os cubos ao ponto de selar, acrescente o vinho, após meia colher de manteiga para aveludar o molho.
Sugestão de acompanhamento: Batata sotê ou Panachê de legumes (cenoura, couve flor, brocolis, batata,alhofrito,regado no azeite)
__________
Rã a dorê
6 rãs limpas e cortadas em pedaços
3 ovos
1/2 Kg de farinha de trigo
1 limão
Mostarda
Sal
Pimenta do reino
Óleo
Modo de preparo
Tempere a rã com sal, pimenta , mostarda e limão. Passar os ovos e empanar com farinha de trigo. Fritar em óleo quente.
Sugestão de acompanhamento: purê de batata, maçã ou cebolas empanadas.