Por Vanessa Sene
Mundo Lusíada
Em 14 de junho, a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo reuniu a comunidade portuguesa local para a sessão solene do Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas. O cônsul de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, participou da solenidade, e ainda, esteve presente no gabinete do prefeito da cidade, Luiz Marinho, conheceu as dependências da Casa de Portugal do Grande ABC e do Elos Clube do ABC, antes da cerimônia.
Ao Mundo Lusíada, o presidente da casa, vereador Hiroyuki Manimi afirmou que foi muito positivo o encontro com o cônsul de Portugal. “Ele fez questão de dizer que escolheu a nossa cidade para visitar, o que é uma consideração muito grande com a comunidade portuguesa aqui de São Bernardo. Quero parabenizar toda a comunidade luso-brasileira, que tem prestado um relevante serviço para nosso município, em todas as áreas”, diz ele que preside a sessão com “muita honra”.
Ao abrir a sessão, o presidente da casa afirmou que o plenário do Teatro Cacilda Becker foi palco de diversas homenagens e diversas discussões em prol da cidade de São Bernardo, município que conta com o segundo maior orçamento do Estado em 2013, com 4 bilhões de reais, perdendo apenas para a capital paulista. De acordo com Minami, todas as comunidades imigrantes prestam relevantes serviços para SBC, como a portuguesa, recebendo anualmente uma “justa homenagem” que tem o intuito de incentivar a continuação desta contribuição.
O cônsul de Portugal, antes de se retirar no início da solenidade por compromissos posteriores, recebeu uma singela homenagem do presidente da Câmara pela sua visita à cidade e pelo novo cargo. Em seu pronunciamento, o cônsul Paulo Lourenço afirmou que na sua primeira deslocação fora da capital paulista não foi a toa que escolheu São Bernardo. Segundo o cônsul, o que vem acontecendo na região é uma tendência para outras associações portuguesas. Lourenço defendeu que as casas do ABC já trabalham numa renovação, com jovens integrantes, um trabalho que deveria ser realizado por todas as demais.
Em referência ao encontro de que teve com o prefeito Luiz Marinho, o cônsul de Portugal afirmou que a comunidade portuguesa na região é forte, com a presença de cerca de 600 empresas luso-brasileiras, um povo que não apenas descobriu o país como “ajudou a construir e continua ajudando”.
Também presente na mesa solene, o vereador Zé Ferreira fez um breve pronunciamento parabenizando pelo trabalho do presidente da Câmara, Minami. Ele que trabalhou nos anos 80 em prol dos panificadores junto ao Ramos de Oliveira, citou a importância dos portugueses para o Brasil. E divulgou o trabalho do atual prefeito que vem “transformando essa cidade”.
Como orador, o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira fez um belo discurso, elogiado pelo presidente da Câmara, citando que o 10 de Junho é uma data magnata, de extremo significado para os portugueses em todo o mundo. Camões, como o maior poeta de todos os tempos, interpreta todos os portuguesas em seus textos, inclusive “os filhos que não couberam no berço”. Apesar da globalização, Antonio de Almeida e Silva citou que Portugal jamais perdeu sua originalidade, e citou as comunidades na diáspora como “vertentes estratégicas da nossa política externa”, o que permite ao país projetar mais sua imagem e melhor.
Almeida e Silva pediu a eliminação da injustiça, dizendo que portugueses residentes e não residentes no país são cidadãos plenos. Por isso, citou, o governo português precisa de uma política global. E não esqueceu das associações, as quais exercem um papel fundamental na cultura portuguesa. Trouxe ainda as comemorações do Ano Brasil-Portugal, que se inicia em setembro deste ano e se estende até junho do próximo nos dois países.
Por fim, o secretário de Relações Internacionais de SBC, Evandro de Lima, parabenizou o trabalho do vereador Minami que todos os anos promove “essa justa homenagem” a comunidade. “O homem é do tamanho do seu sonho” citando Pessoa, Lima exemplificou com o trabalho realizado no município para uma cidade sempre melhor. E parabenizou todos os homenageados da noite.
Uma das atrações da sessão foi o Coral da OAB de Santo André, que tomou de elogios o orador da noite, Antonio de Almeida e Silva. Ainda, presente no evento como convidada a cantora Rosita (Maria Rosa Reis Marques) foi chamada ao palco e de improviso cantou fado e folclore, e foi muito aplaudida pelo público presente, que após o encerramento seguiu para um coquetel nas dependências da Câmara, oferecido pela Padaria Tranza.
Veja mais em Galeria de Imagens: Comemorações do 10 de Junho em São Paulo