Mundo Lusíada
Para marcar o Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas, a Casa de Portugal de São Paulo promoveu uma noite memorável para o público que esteve presente no espetáculo da fadista Cristina Branco.
Com entrada franca, um bom público assistiu a apresentação na noite de domingo , 10 de junho, na sede da casa. Ao final do evento, os convidados saíram tecendo elogios para sua apresentação e a bela voz da cantora que encantou os presentes.
Ao Mundo Lusíada, o presidente Dr. Julio Rodrigues afirmou que sua vinda é uma promoção da casa, com patrocínio da Caixa Geral de Depósitos e o Banco Banif. “São Paulo é muito deficiente de espetáculos, temos uma classe média erudita que não pode gastar. Espetáculosem São Paulosão caríssimos. Mas hoje, dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas, fizemos um esforço, buscamos patrocínio, e conseguimos trazer a Cristina Branco e oferecemos gratuitamente a pauliceia” diz o presidente da Casa de Portugal.
“Temos aqui todo tipo de gente, portugueses, brasileiros, pessoal da região, é uma alegria podermos oferecer um espetáculo dessa qualidade para pessoas que adoram e de ver a música portuguesa renovada. É uma artista nova, muito conhecida em Portugal e pouco conhecida no exterior” diz o presidente citando que o público adorou a apresentação. “Ela é muito simpática mesmo”.
Aproveitando as apresentações da fadista na Argentina, Uruguai, São Paulo e Brasília (para comemorar o Dia de Portugal com apresentação em 12 de junho), foi feito um pacote e dividido o patrocínio na qual a casa também teve grande participação. “Estamos muito orgulhosos, mais orgulhosos dela como cantora, e dos músicos”.
Citando como uma entidade tradicional, o presidente afirma que a Casa de Portugal tem um nome de peso, não desmerecendo as outras casas que também são voltadas para trabalhos em prol da cultura portuguesa, como o folclore. “O mais importante é ver a comunidade sempre junta, trabalhando junta, e cada casa tem sua peculiaridade. Nós somos uma casa de cultura, voltada às artes, poesia e música”. Segundo Julio Rodrigues, a casa chega a apresentar 100 artistas, entre escultores, artistas plásticos, cantores em sua atividade. “Estamos no marco zero da cidade, isso nos ajuda muito, e essas instalações que tem 70 anos ainda continuam muito bonitas” diz o presidente citando reformas no palco, renovando banheiros e vestiários para os grupos. “Não é uma casa de show mas é uma casa muito nobre que vale a tradição que tem” defende.
A Casa de Portugal traz ainda para as próximas atividades o seu cinema que teve grande sucesso o ano passado, e estará de volta este ano, além das apresentações dos jogos da Eurocopa 2012 em telão, que já se iniciou desde dia 09 de junho. “Queremos resgatar em cada um a ideia do que são os portugueses na cidade, o que é a nossa comunidade, o que nós fazemos. Somos pessoas que amamos uns aos outros, que é o mais importante”.
Para comemorar o Dia de Portugal, a casa ainda promoveu a mostra Feitio de Oração, que contou um Porto de Honra no final da apresentação da fadista Cristina Branco. Com curadoria de Maria dos Anjos, a exposição traz obras de diferentes artistas sobre oratórios não apenas como local sacro mas também um objeto plástico. A mostra pode ser vista até 30 de junho na Galeria da Casa de Portugal.
Veja mais em Galeria de Imagens: Comemoração do 10 de Junho em São Paulo