IVDP: “Todos dizem gostar de vinho do Porto, mas são poucos os que bebem regularmente”

Instituto do Douro e Porto lança campanha para servir e vender melhor o Vinho do Porto, em Portugal.

Da Redação
Com Lusa
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) iniciou em 29 de fevereiro, em Matosinhos, um plano de formação técnica dirigida a bares e restaurantes para servir e vender melhor o vinho do Porto.

O presidente do IVDP, Manuel Cabral, fez a apresentação deste plano frisando que “todos dizem gostar de vinho do Porto, mas são poucos os que bebem regularmente”. “Nós não vivemos bem com o vinho do Porto”, concluiu, considerando necessário contrariar esta realidade e “trabalhar o gosto e a forma de conviver com o vinho do Porto”.
Este ano, o plano dirige-se a estabelecimentos “com maior popularidade junto dos turistas e em zonas de grande movimento” do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Região Demarcada do Porto e no final será feita uma avaliação dos seus resultados.

“Esperamos atingir no primeiro ano entre 200 a 250 restaurantes”, afirmou. Se o projeto continuar para o ano, Manuel Cabral disse que o IVDP pretende “desenvolver este tipo de ações noutras cidades e regiões” portuguesas”.
As ações serão ministradas por técnicos de marketing e da Câmara de Provadores do próprio instituto – que já realiza ações similares com alguns restaurantes topo de gama – e os alvos prioritários são “empregados, gerentes de sala e donos” dos estabelecimentos abrangidos.

Manuel Cabral realçou que o IVDP detetou “uma debilidade muito grande” na forma como o vinho do Porto é tratado em muitos estabelecimentos, em aspetos como os copos e as temperaturas a que é servido, quase sempre inadequados, e também nas suas harmonizações com as comidas.
A formação inclui formação teórica, prova de vinhos e mesmo “teatralização do momento de serviço”, na esperança de que assim serão, nomeadamente, aumentados os “níveis de conhecimento” do vinho do Porto e o seu “aconselhamento” a clientes e turistas.

O IVDP espera ainda que o plano promova o “aumento das receitas para os restaurantes” e possa “contribuir para as exportações através do estabelecimento de negócios com os turistas”.
As vendas de vinho do Porto para os mercados externos estão em queda “há dez anos” e em Portugal caíram “11% em 2011”, disse à Agência Lusa o presidente da Associação de Empresa de Vinho do Porto, António Saraiva, que saudou este plano do IVDP.

“É verdade que não se sabe servir o vinho do Porto”, comentou o mesmo responsável, referindo que “é comum ver-se nos cafés e em restaurantes do Douro garrafas de outras bebidas conhecidas, menos de vinho do Porto”.
Para o presidente da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT), António Condé, ” é uma daquelas iniciativas que não pode deixar de ser apoiada”

“O grande objetivo é estimular a harmonização da gastronomia com o vinho do Porto e caminhar para que os restaurantes tenham nas suas cartas receitas feitas com vinho do Porto”, considerou, defendendo que o vinho do Porto tem de sair o circuito fechado dos “batizados, comunhões e noites de Natal”.

A primeira ação deste plano do IVDP começa em Matosinhos com “25 pessoas de 10 restaurantes” locais, seguindo-se outras duas no próprio instituto, em março, e depois no Douro.

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