Biomassa à base de banana deixa pizza mais nutritiva

Da Redação

Pizza saudável? Pode até soar estranho, mas ela existe. Claro que a combinação de ingredientes conta bastante, mas a massa também pode esconder um segredo que faz bem ao organismo. Estamos falando da massa funcional, feita à base da banana verde, com baixo teor calórico e maior valor nutritivo do que as massas convencionais.

A massa funcional faz sucesso entre os clientes da pizzaria Kokimbos, única a utilizar o ingrediente no preparo de pizzas em Santos, Litoral de São Paulo. Além de nutritiva, a biomassa da banana verde cozida previne doenças. Sua utilização na massa diminui as calorias em até 15,93% e a quantidade de gorduras, em 11,84%.

Com a banana verde, a massa fininha e crocante, marca registrada da casa, ganha em sua composição 80,15% mais fibras alimentares, importantes na regularização do sistema digestivo e até para o emagrecimento. E o melhor, não há alteração de sabor nem de textura na pizza.

“A banana verde é considerada um alimento funcional porque, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta. O benefício desse amido é similar ao da fibra alimentar”, explicou a nutricionista Nathália Grijó Guedes, diretora da Nutri Action Consultoria Nutricional e representante da Vale Mais Alimentos, fabricante da biomassa.

Especialista em Gastroenterologia Pediátrica e Nutrição Humana, ela ressaltou que o ingrediente pode ser fermentado no intestino grosso e, com isso, produzir substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do sistema digestivo e auxiliar na criação de uma espécie de barreira para a entrada de substâncias maléficas. Por isso, o consumo da banana verde auxilia na digestão dos alimentos, previne o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino, reduz o colesterol e ajuda no tratamento da pressão arterial, da depressão e de câimbras.

A massa funcional, produzida com a biomassa da banana verde, é uma inovação tecnológica produzida pela empresa santista Vale Mais. O insumo é um espessante alimentar que substitui parcial ou integralmente a farinha de trigo, fécula de mandioca, amido de milho, leite em pó e a farinha de soja nos mais variados alimentos, como: pizzas, massas, biscoitos, sorvetes, embutidos de carne, pães, sucos.

Para que fosse possível desenvolver a inovação gastronômica, sem perder o padrão Kokimbos de qualidade, foram necessários cerca de dois meses de estudos e testes com profissionais culinaristas e nutricionistas.

Segundo Frederico Sanchez Cidral, um dos proprietários da Kokimbos, a receita da massa da pizza precisou de um equilíbrio nos ingredientes originais, para que o produto mantivesse a textura e o peso, adicionando leveza.

Todo esse trabalho teve a supervisão e apoio da professora e responsável técnica da agroindústria Vale Mais, Elizabete Lourenço da Costa, profissional com pós-doutorado em Nutrição.

O diretor executivo da Vale Mais, Cleonildo Xavier Filho, esclarece que a biomassa é considerada um “alimento funcional” porque é capaz de proporcionar benefícios nutricionais, dietéticos e metabólicos específicos, contribuindo para o controle e redução do risco de doenças e inclusive de peso. “Suas propriedades produzem uma sensação de saciedade maior, uma vez que melhoram o trânsito intestinal”, enfatiza.

Com duas décadas de tradição, a Kokimbos Pizzas & Picanha, que começou como uma empresa familiar, expandiu sua rede e hoje conta com três unidades em Santos. A casa foi eleita como a melhor pizzaria do litoral sul pela revista Veja SP em 2011 pelo segundo ano consecutivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *