DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares
Direção do Sporting perde paciência
Em face aos maus resultados nesta temporada, com a eliminação da Taça da Liga e apenas o 5º posto na Superliga, a direção da SAD leonina perdeu literalmente a paciência e resolveu, na tarde do dia 13, demitir o técnico Domingos Paciência, que estava no cargo a pouco menos de 9 meses. E para surpresa geral comunicou a efetivação, até o final da temporada do ano que vem, do polêmico e intempestivo Sá Pinto no cargo de técnico. Sá Pinto protagonizou algumas confusões no futebol português, chegando a agredir no passado um técnico da seleção portuguesa; além de recentemente ter entrado em atrito com Liedson e Costinha, quando esse já exercia a função de diretor remunerado. Sá Pinto dirigia atualmente a equipe de juniores do Sporting, e trás consigo Nelson, o treinador de goleiros dos juniores; e Tiago Moutinho, que fazia a preparação física também da equipe de juniores. Sergio Vieira será o chefe de gabinete de observação dos jogos; e como assessores diretos, Sá Pinto indicou Jorge Castelo e Hugo Porfírio.
TAÇAS EUROPEIAS
As Taças Européias voltaram esta semana com jogos tanto pela Liga Europa como pela Liga dos Campeões, a saber:
LIGA EUROPA
Dia 14, quarta:
Braga x Besiktas (jogo de volta na Turquia, dia 23)
Numa partida em que o Braga ate era superior durante a primeira hora de jogo, uma expulsão contestada de Helder Barbosa (que já tinha levado amarelo por um lance faltoso aos 23 minutos), por suposta simulação de falta, na marca dos 30 minutos, levou o time bracarense a inferioridade que numérica em campo que atraiu os turcos para o ataque, resultando no primeiro gol adversário, que, no entanto saiu de bola parada apos cobrança de escanteio de Manuel Fernandes para a conclusão de Sivok aos 37 da primeira etapa. Para o segundo tempo o Braga manteve o ímpeto e partiu para tentar igualar o marcador, mas sem sucesso, pois foi o Besiktas quem marcou, através de Simão Sabrosa aos 13 minutos. Com isso o Braga perdeu o ânimo e o controle emocional da partida, que ficou com este placar ate o apito final. Na próxima quinta, dia 23, o Braga tenta a missão quase impossível de igualar ou virar esta vantagem para seguir na disputa.
Dia 16, sexta:
Legia Varsóvia x Sporting (jogo de volta em Portugal, dia 23)
Jogando na Polônia, pela primeira vez sob o comando de Sá Pinto, o Sporting saiu atrás no marcador, quanto aos 37 minutos os donos da casa fizeram 1×0. Porem, o time de Sá Pinto não desanimou, e foi para cima do Legia, principalmente com as mudanças que o novo técnico fez para a segunda etapa ao sacar Schaars e Izmailov e colocar Carriço e Andre Santos. A mudança deu certo e Carriço empatou o jogo aos 15 minutos. Num jogo parelho, aos 34 minutos o Legia fez 2×1; mas nove minutos depois Andre Santos, num belo gol de trivela, deu números finais ao marcador: Legia 2×2 Sporting. Com este resultado o time português recebe os poloneses na próxima quinta, podendo ate empatar por 0x0 ou 1×1 para evoluir na disputa.
Porto x Manchester City (jogo de volta na Inglaterra, dia 22)
Jogando no Dragão, o Porto dominou amplamente a primeira etapa, sem dar chances ao adversário e abrindo o placar aos 27 minutos, através de Varella. Pouco antes do final do primeiro tempo Danilo foi substituído, por lesão no ligamento do joelho esquerdo que o devera afastar do resto da temporada. Porem, para a etapa complementar, os ingleses abafaram o Porto no campo de defesa, mandando bola na trave aos 5 minutos, e conseguindo minutos depois o gol de empate, contra, feito por Álvaro Pereira. Daí pra frente só deu Manchester City, que a 5 minutos do final virou o placar, com um gol de Aguero. Cabe agora ao Porto devolver pelo menos o mesmo placar no jogo de volta que acontece na próxima quarta, dia 22, na Inglaterra. Nota triste ficou por conta da queixa do time inglês, ao representante da UEFA na partida, contra os supostos insultos racistas por parte da torcida portista, contra Yaya Toure e Balotelli.
LIGA DOS CAMPEÕES
Dia 15, quinta:
Zenit x Benfica (jogo de volta em Portugal, a 6 de março)
Jogando em S.Petersburgo, com o termômetro abaixo do zero, o Benfica ate que surpreendeu no inicio do jogo, tomando as iniciativas e ate abrindo o placar através de Maxi Pereira, apos rebote do goleiro russo oriundo de uma cobrança de falta de Cardozo aos 20 minutos. Com o gol encarnado o Zenit acordou, foi para cima e conseguiu igualar o marcador aos 27 minutos. Para a etapa final, e já sem contar com Rodrigo, que saiu contundido aos 30 minutos do primeiro tempo apos entrada violenta de Bruno Alves; o Benfica foi mais cauteloso tentando fazer o tempo passar; mas a baixa temperatura privilegiou os donos da casa, que já acostumados com o clima passaram a dominar a partida, e viraram o marcador aos 26 minutos, num belo gol de calcanhar. Num ultimo suspiro o Benfica foi para o ataque e empatou novamente o jogo, através de Cardozo, apos novo rebote do goleiro adversário aos 42 minutos. Mas a alegria durou pouco e no minuto seguinte, numa falha de Maxi Pereira, os russos fecharam o placar em 3×2; garantindo a vantagem do empate na partida de 6 de marco na Luz, para evoluir na disputa.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 18a jornada terminou nesta segunda, as 20:15h com a Acadêmica recebendo o Gil Vicente, e perdendo por 2×0.
Já a 19ª jornada começou nesta sexta-feira as 20:15h, com Rio Ave perdendo por 3×1 para o Marítimo, que com este resultado chega aos 35 pontos e cola no topo da tabela.
No sábado o Gil Vicente recebeu no sábado o Braga, e perdeu por 3×0.
No domingo, 3 jogos às 16h: U.Leiria 0x0 Beira-Mar; Feirense 1×1 Olhanense e Nacional 4×1 Acadêmica.
As 18:15h o V.Setubal recebeu o Porto, e perdeu por 3×1.
E as 20:15h o Sporting recebe o Paços de Ferreira.
A jornada termina na segunda, dia 20, com o V.Guimarães recebendo o Benfica as 20:15h.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTICIAS
Porto
Pinto da Costa teceu pesadas criticas contra a Federação Portuguesa, pelo fato da mesma ter agendado um amistoso da seleção na Polônia, contra os donos da casa, a 29 de deste mês; dois dias antes (2 de marco) do clássico na Luz entre Benfica e Porto. O presidente portista ainda comentou que a FPF e rica as custa da matéria prima dos clubes, que a entidade usa e usufrui sem ônus algum.
Nacional
A Liga de Clubes recebeu sete inscrições de equipes B para a disputa da Liga de Honra da próxima temporada; porém apenas seis vagas estão disponíveis. Os inscritos Benfica, Porto, Sporting, Braga, V.Guimarães e Marítimo levam plena vantagem sobre o sétimo inscrito, Nacional, conforme determina o regulamento que prioriza a inscrição das equipes que já contavam com equipe B (o que não é o caso do Nacional); e que também da vantagem aos melhores qualificados na ultima temporada (na qual o Nacional ficou atrás de todos os seis referidos).
Benfica
Atlético de Bilbao e Barcelona, finalistas da Taca do Rei, não se entendem quanto ao palco da final, principalmente porque o Real Madrid não disponibilizou o Santiago Bernabeu para a decisão. Como o Atlético também não aceita jogar no Camp Nou (casa do Barcelona), já surge rumores na Espanha que o Estádio da Luz poderia ser o palco escolhido para esta disputa.
Mesmo não tendo exercido o direito de recompra de Rodrigo, estipulado em 10 milhões de euros, ao final da temporada passada por ocasião da negociação de Coentrão, o Real fez constar uma clausula que lhe da preferência numa futura compra e por metade do valor da clausula rescisória fixada em 30 milhões. Os dirigentes encarnados confirmam a clausula de preferência, mas negam que o valor seja por metade da clausula rescisória.
Jornais ingleses confirmam a presença de dirigentes do Manchester City em Lisboa neste final de semana, objetivando oferecer 40 milhões de euros por Nicolas Gaitan; que tem contrato com o Benfica ate junho de 2016 e clausula rescisória fixada em 45 milhões.
Portugueses no Exterior
No novo ranking de seleções divulgado esta semana pela FIFA, Portugal ocupa agora a 6a posição; num ranking que ainda é liderado pela Espanha, seguida agora pela Alemanha em 2º; Holanda em 3º; Uruguai em 4º; Inglaterra em 5º; Brasil em 7º; Itália em 8º; Croácia em 9º e Dinamarca em 10º.
Pouco antes do apito final da partida em que a Inter de Milão perdeu em casa por 3×0 para o Bolonha, seus torcedores gritavam em peso: “Especial, Especial, Especial… Mourinho, Mourinho, Mourinho…”; em alusão ao pedido de volta do técnico Jose Mourinho; face à péssima campanha do atual técnico Claudio Ranieri. Em outro jogo, agora na Inglaterra (Birmingham), do Chelsea contra o Birmingham da 2ª divisão, pela Taça da Liga, os donos da casa venciam por 1×0 quando começou a ecoar no estádio cantos da torcida adversária pedindo “Jose Mourinho, Jose Mourinho, Jose Mourinho”. Pouco antes do final da partida, que terminou empatada por 1 gol, obrigando novo jogo para definir quem evolui na disputa, a torcida do Chelsea gritou repetidas vezes para Villas Boas: You’ll be sacked tomorrow (vais ser demitido amanhã).