Exposição de Tarsila do Amaral celebra 90 anos da Semana de Arte Moderna de São Paulo

Da Redação
Com Lusa

Uma exposição com 85 quadros da artista brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973) é aberta ao público nesta terça-feira dia 14, no Rio de Janeiro, iniciando as celebrações dos 90 anos da emblemática Semana de Arte Moderna de São Paulo, em 1922.
Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras vanguardistas do Brasil, tendo ajudado a fundar, ao lado do marido Oswald de Andrade, o Movimento Antropofágico, que marcou o início de uma produção artística verdadeiramente nacional.
O quadro “Abaporu” (1928), que no idioma indígena tupi-guarani significa “o homem que come carne humana”, foi um dos principais ícones do ideal “antropofágico”, cuja filosofia se baseava em “devorar” a influência europeia, preponderante na época, e transformá-la numa manifestação tipicamente brasileira.
Filha de uma família abastada de fazendeiros de São Paulo, Tarsila chegou a contar que o “Abaporu” foi inspirado nas histórias de monstros contadas pelas amas escravas que a cuidaram na infância.
A obra, considerada um dos “carros-chefes” do trabalho de Tarsila, pertence à coleção do Malba, de Buenos Aires, e não foi emprestada ao conjunto que será exposto no Centro Cultura do Banco do Brasil (CCBB), no centro do Rio de Janeiro.
Noutros quadros como “Morro da Favela”, “Carnaval em Madureira” e “Estação de Ferro Central do Brasil”, todos pintados em 1924, Tarsila mantém o uso de temas do quotidiano brasileiro, além de cores fortes, que contrastavam com tudo o que havia sido feito no país até então.
Entre as telas mais conhecidas, estará na mostra “Antropofagia”, de 1929, entendida como uma fusão da tela “Abaporu” com o quadro “Negra”.
Esta é a primeira mostra individual dos quadros de Tarsila, desde 1969, quando a artista ainda era viva.
Em São Paulo, a Orquestra Sinfónica Municipal prepara uma apresentação de obras do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, também no âmbito das celebrações dos 90 anos da Semana que marcou a produção artística, literária e musical brasileira em 1922.
As apresentações acontecerão no Theatro Municipal de São Paulo, nos dias 17, 23 e 25 de fevereiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *