Destaques da Semana: Cai toda diretoria do V.Guimarães

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Cai toda diretoria do V.Guimarães           

A presidência do V.Guimarães, exercida por Emilio Macedo, não resistiu à pressão dos torcedores e associados face aos rombos financeiros (o passivo ultrapassa a casa dos 19 milhões de euros) e as péssimas performances da equipe nos últimos campeonatos, e demitiu-se juntamente com toda sua diretoria na noite da segunda-feira, dia 06. O presidente da Assembleia, João Cardoso, já foi comunicado, e decidiu, em comum acordo com os demais poderes do clube, que os demissionários permanecem nos cargos ate a eleição, que acontece a 31 de marco, porém com decisões sempre devendo sofrer o referendo de todos os poderes, e jamais podendo gerar custos ou gastos para os futuros eleitos.

Benfica é o 21º clube mais rico do mundo

Num ranking elaborado pela “Money Football League” de Deloitte, e que contabiliza a capacidade do clube em gerar receitas, o Benfica é o 21º clube mais rico do mundo, tendo gerado na temporada passada 102,5 milhões de euros. O líder é o Real, com uma receita de 479,5 milhões de euros; seguido pela Barcelona com 450,7 milhões; Manchester United com 367 milhões; Bayern de Munique com 321,4 milhões e Arsenal com 251,1 milhões.

TAÇA DE PORTUGAL

A segunda mão dos jogos semifinais da Taca de Portugal aconteceu ao meio desta semana, dias 7 e 8, com os seguintes resultados:

Quarta, dia 7, em Santa Maria da Feira:

Oliveirense e Acadêmica se enfrentaram em S.Maria da Feira, com os donos da casa (o Oliveirense não pode jogar em seu estádio, pelo fato do mesmo não ter capacidade para receber um jogo nesta fase da Taca) estando duas vezes à frente do marcador, ainda na primeira etapa. Para a etapa final, onde um gol bastava para levar o time de Oliveira de Azemeis a uma finalissima inédita, o time do Oliveirense entrou retraído demais e o gol o empate da Acadêmica, marcado aos 10 minutos, serviu como uma ducha fria que matou toda a esperança dos oliveirenses. Com este empate por 2 gols e a vitoria em Coimbra por 1×0, a Acadêmica, campeã da 1a Taca de Portugal (temporada de 1938/39, ao bater o Benfica por 4×3), assegura novamente vaga na final, depois da sua ultima disputa em 1968/69, quando ficou com o vice-campeonato ao perder para o Benfica.

Quinta, dia 8, na Madeira:

Nacional e Sporting fizeram um jogo equilibrado na etapa inicial, onde os donos da casa tomaram a iniciativa de jogo chegando inclusive a mandar uma bola no travessão; mas quem abriu mesmo o marcador foi o Sporting, fazendo o 1×0 que perdurou ate o final dos 45 minutos iniciais. Para o segundo tempo, mesmo tendo um jogador expulso aos 10 minutos, o Nacional foi com tudo pra cima do time de Alvalade e igualou o marcador (resultado este que lhe daria vaga na final por ter empatado a 2 gols na casa leonina). Domingos Paciência então tirou em meia de contenção e colocou uma atacante, conseguindo virar o placar faltando 17 minutos para o fim. O Nacional ainda tentou, mas foi o Sporting quem fechou o marcador já nos acréscimos, fazendo o 3×1 que lhe garante novamente vaga na finalissima apos 2008, quando levantou a Taca ao bater o Porto. A 20 de maio Sporting e Acadêmica se encontram no Jamor.

TACAS EUROPEIAS

As Tacas Européias voltam este mês com jogos tanto pela Liga Europa como pela Liga dos Campeões, a saber:

Liga Europa

Dia 14, quarta:

Braga x Besiktas (jogo de volta na Alemanha, dia 23)

Dia 16, sexta:

Legia Varsóvia x Sporting (jogo de volta em Portugal, dia 23)

Porto x Manchester City (jogo de volta na Inglaterra, dia 22)

 

LIGA DOS CAMPEOES

Dia 15, quinta:

Zenit x Benfica (jogo de volta em Portugal, a 6 de marco)

TAÇA DA LIGA

A Taça da Liga terá sua semifinal disputada a 21 de marco, com os seguintes confrontos:

Gil Vicente (vencedor do Grupo A) x Braga (vencedor do Grupo C)

Benfica (vencedor do Grupo C) x Porto (vencedor do Grupo d)

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 18ª teve inicio nesta sexta, as 20:15h, com o Braga batendo o V.Setubal por 3×0, e chegando aos 40 pontos.

No sábado, as 18:30h o Marítimo bateu o Sporting por 2×0; e as 20:30h o Benfica goleou por 4×1 o Nacional.

No domingo, as 16:00h, Paços de Ferreira 3×1 Feirense; e Olhanense 0x2 Rio Ave.

Já as 18:00h, Beira-Mar 0x1 V.Guimarães.

E as 20:15h, Porto 4×0 U.Leiria.

A jornada termina amanha, as 20:15h com a Acadêmica recebendo o Gil Vicente.

Já a 19ª jornada começa na próxima sexta-feira com Rio Ave x Marítimo as 20:15h.

No mesmo horário o Gil Vicente recebe no sábado o Braga.

No domingo, 3 jogos às 16h: U.Leiria x Beira-Mar; Feirense x Olhanense e Nacional x Acadêmica.

As 18:15h o V.Setubal recebe o Porto.

E as 20:15h o Sporting recebe o Paços de Ferreira.

A jornada termina na segunda, dia 20, com o V.Guimaraes recebendo o Benfica as 20:15h.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

V.Setubal

O presidente do V.Setubal, Fernando Oliveira, esta fechando uma parceria com o presidente (e também mega empresário) do Kabuscorp da Angola, Bento Kagamba (que recentemente contratou o veterano Rivaldo); com o intuito do mesmo poder ajudar e investir no time do sadino. Ambos se reuniram esta semana para alinhavar os detalhes.

Benfica

Depois de abrir um processo disciplinar contra Enzo Perez, que atrasou em 18 dias sua reapresentação na Luz para forçar uma volta, por empréstimo, ao Estudiantes da Argentina (seu antigo clube); o Benfica, para ceder, usou como justificativa não só um possível problema de saúde da mãe do jogador (que mora na Argentina) como também as pressões e as colocações do grupo empresarial que o contratou para a Luz, emprestando-o aos argentinos até o meio deste ano.

Aimar, argentino de 32 anos que atua pelo Benfica desde 2008 e cujo contrato venceria em junho próximo, o renovou por mais uma temporada, o que o manterá na Luz pelo menos ate junho de 2013. A cláusula rescisória está fixada em 20 milhões de euros.

Portugueses no Exterior

O português Danny, que atua no Zenit da Rússia, sofreu outra grave lesão no joelho direito, semelhante a que lhe acometeu no mesmo joelho há 3 anos, e ficará afastado dos gramados por um longo período para recuperação, nunca inferior a 8 meses, como prevê o departamento médico da equipe russa.

Beira-Mar e Al-Ahli fecharam um acordo de ajuda mutua, no qual o time aveirense ajudara na formação de treinadores e jogadores sauditas, tendo em contrapartida preferência na aquisição dos mesmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *