Da Redação
Com Lusa
A Direção-geral da Saúde e a Plataforma Contra a Obesidade aderiram a um programa europeu de combate à obesidade, que disponibiliza uma rede de restaurantes de comida saudável para quem recebe subsídio de alimentação em títulos, segundo a agência Lusa.
A iniciativa Food Program é desenvolvida por uma empresa de títulos de refeição e conta com o apoio da Comissão Europeia e a parceria, em Portugal, da Direção-geral de Saúde (DGS) e da Plataforma Contra a Obesidade.
O objetivo “é que os trabalhadores de todos os países que recebem o subsídio de alimentação em títulos possam ter à sua disposição uma rede certificada de restaurantes que sirvam comida saudável” aponta os promotores.
Sob o lema “uma alimentação saudável” será criado um guia que garanta uma alimentação com qualidade gastronômica e que ajude as pessoas a manterem-se saudáveis e elegantes, acrescenta a nota.
Este programa é uma das apostas da União Europeia para melhorar a alimentação da população ativa e está já em vigor em Espanha, França, Itália, Bélgica, República Checa, Suécia e Eslovénia. Portugal aderiu no passado dia 14 de dezembro.
Além da certificação de uma rede de restaurantes, e empresa de títulos de refeição ligada a este projeto compromete-se a fazer chegar aos trabalhadores, que recebem os subsídios de alimentação através dos seus títulos, informação adicional sobre as formas de melhorar a alimentação.
Além disso, compromete-se a organizar conferências, jornadas e seminários sobre o tema e a promover a educação alimentar e nutricional nas empresas suas clientes.
Em Portugal há cerca de três milhões de adultos com peso excessivo, incluindo cerca de 400 mil com obesidade. Destes, 36 mil terão obesidade mórbida.